Coronel Pilar
Compartilhar:Histórico
O território do município, assim como toda a região em sua volta, então ocupado por indígenas, começa ter uma nova realidade quando em 1870, o presidente da província do Rio Grane do Sul, João Sertório, cria, no meio da floresta da Encosta Superior do Nordeste, as colônias Conde D´Eu e Dona Isabel, futuros municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves, respectivamente. O plano era derrubar a mata e ocupar os lotes das colônias com assentamento de novos colonos. A primeira tentativa restou frustrada em face da distância e isolamento destas novas colônias aos centros já habitados.
Em 1877 chegaram as primeiras famílias de imigrantes italianos, vindas das Províncias de Cremona, Bergamo, Milão, Vicenza e Trento, na localidade denominada São Lourenço de Villas Boas, também conhecida por “Sessanta”, devido a sua localização no lote nº 60 da Linha Figueira de Mello, Ala Sul.
As primeiras famílias que chegaram foram: Francesco Baruffi, Ângelo Magnani, Carlo Battista Bellini, Alessandro Benini, Steffano Bellini, Giuseppe Ricardi, Menochio Torriani, Andréa Brignoni, Pietro Grazioli, Francesco Bonissoni, Giuseppe Gnatta, Francesco Ferla, Francesco Pisoni, Giuseppe Galvagni, Bartolomeu Amaddori, Ângelo Zanatta, Jacob Bandera, Giovanni Ferri, e Giovanni Rottoli.
Emancipação política
Em decisão do dia 29 de fevereiro de 1996, o Supremo Tribunal Federal garantiu a realização do Plebiscito de Emancipação, que veio a ser realizado no dia 25 de março de 1996, com resposta positiva pela maioria da população. De 1.811 eleitores, votaram 1.455; 1.160 votaram sim; 277 não; 5 em branco e 13 nulos. Coronel Pilar tornou-se Município, criado pela Lei Estadual número 10.744 de 16 de abril de 1996, tendo como municípios de origem Garibaldi e Roca Sales. Atualmente, a cidade tem aproximadamente 1.600 habitantes.
Origem do nome "Coronel Pilar"
Coronel Pilar, denominação surgida com uma expressão de luta e coragem em homenagem ao Republicano Coronel chamado Fabrício Pilar. O Tiro de Guerra que existia nesta localidade e que funcionou do ano de 1920 a 1948 quando cessaram suas atividades, que era de preparar os soldados da região para possíveis guerras.
Conhecendo Coronel Pilar
A economia do município é baseada, principalmente, nas atividades desenvolvidas pelo setor primário, tais como agricultura, avicultura, suinocultura e vitivinicultura. São estes os setores que envolvem o maior número de pessoas e contribuem para o desenvolvimento econômico do município.
Atrações turísticas:
- Igreja Matriz São Lourenço Mártir
- Centro Cultural Vilas Boas
- Casa de Pedra
- Casa das Estrelas Villa Mattuella
- Dal Cuore Agricultura Familiar
- Vinícola Casa Pilatti
- Casa de Campo São Bartolomeu