Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

Fagundes Varela

Compartilhar:
Logotipo https://xadmin.s3.us-east-2.amazonaws.com/260/attractions/1252/image/4533436724146cfe1297e78d90dd8193.png
Telefone (54) 3445 1066
Endereço Avenida Alfredo Reali, 300

Histórico

Em fevereiro de 1888, uma leva de famílias de imigrantes italianos avançam pela floresta, da Colônia de Alfredo Chaves, fundada em 1884, e chegam nas terras onde, hoje, está localizada a cidade de Fagundes Varela. Foram também colonizadores do município algumas famílias alemães, polonesas e francesas.

O pequeno povoado, da capela de Santo Antônio de Pádua, fundada em 1891, ficou conhecido como o Cento, por estar localizado no lote rural número cem. Também, o local era conhecido por Segunda de Barro Preto.

Em 12 de junho de 1905, o povoado é elevado à categoria de Distrito de Veranópolis, passando a denominar-se Bella Vista e a partir de 1938, Fagundes Varela, em homenagem ao poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela.

A organização das capelas, bem como, seu desenvolvimento, deve-se muito à presença dos sacerdotes. Em 1913 é criado o Curato. O Padre Ângelo Mônaco, pároco no período de 1923-48, foi uma presença religiosa e social marcante, sendo que, a fama de suas bênçãos, tidas como milagrosas, atraíam fiéis de toda a região.

Emancipação política

A Lei Estadual nº 8.460 de 8 de dezembro de 1987 criou o município de Fagundes Varela e, em 1989, toma posse a primeira Administração Municipal. Fagundes Varela emancipou-se do município de Veranópolis. O município conta atualmente com 2.731 habitantes.

Origem do nome "Fagundes Varela"

Em 12 de junho de 1905, o povoado é elevado à categoria de Distrito de Veranópolis (na época, Alfredo Chaves), passando a denominar-se Bella Vista.

Em 1939, devido ao grande número de localidades que tinham o nome de Bella Vista, foi o mesmo trocado pelo Governo da época, pela denominação de 'Fagundes Varela', em homenagem ao grande poeta brasileiro Luiz Nicolau de Fagundes Varela, o poeta da natureza.

Conhecendo Fagundes Varella

A base econômica do município é a produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais e o promissor setor industrial, comercial e serviços fortalecem estas divisas. Na produção primária, destaca-se os seguintes produtos: frangos, suínos, leite, milho, uva, soja e bovinos. No setor industrial, predomina o polimento de metais e a produção de materiais para polimento.

Atrações turísticas

- Campanário

- Caramanchão

- Gruta Nossa Senhora de Lourdes

- Jazigo Pe. Ângelo Mônaco

- Parque Bem-Te-Vi

- Piazza Città di Cáneva

- Praça 8 de Dezembro

- Praça Bella Vista

- Pórtico

- Rua Torta

Conteúdo Rodapé