Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

Guaporé

Compartilhar:
Logotipo https://xadmin.s3.us-east-2.amazonaws.com/260/attractions/1255/image/685a409c9e89bc88a9a130c93abcd41d.png
Telefone (54) 3443 4430
Endereço Av. Silvio Sanson, 1135 Centro

Histórico

A história de Guaporé começa a partir do século passado, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, provenientes do norte da Itália.

No início do século 19, quando chegaram ao Rio Grande do Sul para recomeçarem suas vidas, os primeiros imigrantes italianos encontraram na área em que hoje se localiza o Município de Muçum semelhanças com a Terra natal, fixando no local os primeiros assentamentos, onde mais tarde viriam a construir Guaporé.

A colônia de Guaporé foi criada em 1892, em terras pertencentes aos municípios de Lajeado e Passo Fundo, sendo dirigida pelo Engenheiro José Montauri de Aguiar Leitão, que designou o também Engenheiro Vespasiano Rodrigues Corrêa para limitar e lotear as terras, demarcando 5 mil lotes que mediam entre 25 e 30 hectares.

Logo os primeiros migrantes provindos das colônias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis chegaram ao local, de modo que, em 1896, a colônia já contava com cerca de 7 mil habitantes, em sua maioria italianos, incluindo alguns alemães, poloneses, russos e austríacos.

Em 1910, Guaporé já possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1020 moradores no centro, dotado de praça, telégrafo, correio e uma primitiva Igreja Matriz. Seus principais produtos agrícolas eram arroz, feijão, milho, soja, laranja e uva. Contava ainda com 82 casas de negócios e algumas indústrias, destacando-se na produção de aguardente, banha, vinho, ovos e queijo.

Emancipação política

Frente ao desenvolvimento e a prosperidade, em 11 de dezembro de 1903, o Decreto Estadual nº 664 instituiu o município de Guaporé, tendo como primeiro Intendente Vespasiano Rodrigues Corrêa, empossado em 1º de janeiro de 1904. Guaporé apresenta uma população de 25 mil  habitantes.

Origem do nome "Guaporé"

O nome de Guaporé, de origem indígena, significa “Vale Deserto ou talvez “rio encachoeirado”, escolhido pelos primeiros moradores, os índios do Grupo “GÊ”, pela nação Ibia ou Kaingang.

Conhecendo Guaporé

Guaporé, embora centenária, é uma cidade jovem e moderna. Considerada a Capital da Hospitalidade, também recebe o carinhoso título de Capital da Moda Íntima e das Joias folhadas, sendo que o brilho e o glamour dos produtos confeccionados são os atrativos principais para se conhecer.

O município destaca-se nas indústrias de joias folheadas,  lingeries e confecções em moda fitness e praia  e metal mecânica, além de um comércio diversificado e agropecuária forte e produtiva.

Principais atrações turísticas

O município de Guaporé oferece eventos tradicionais como: O Passeio Trem dos Vales, Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro ( que sedia provas importantes das categorias Stock Car, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Truck, Pick Up Racing, entre outras que tornaram Guaporé conhecido no cenário esportivo e turístico internacional), Via Sacra no Morro do Cristo, Festa do Padroeiro Santo Antônio, Mostra Guaporé (feira de Joias e Lingeries), Semana Farroupilha, Rodeio Crioulo Estadual, Romaria da Nossa Senhora da Saúde e Festividades Natalinas que englobam também a Semana do Município.

 

 

 

 

Conteúdo Rodapé