Monte Belo do Sul
Compartilhar:Histórico
Entre os anos de 1877 e 1890, o território que abrange Monte Belo do Sul pertenceu a Colônia Dona Isabel. Em 1890 ocorreu a emancipação da Colônia Dona Isabel, passando a denominar-se Bento Gonçalves, enquanto Monte Belo do Sul foi nomeado como Linha Zamith e configurou-se como o segundo maior Distrito de Bento Gonçalves.
Foi colonizado a partir de 1877 por imigrantes italianos, num total de 416 famílias provenientes de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena, Beluno.
Emancipação política
Conforme a Lei nº 9564, o dia 20 de março de 1992 data a Emancipação Política da Cidade, passando a designar-se Monte Belo do Sul. O município conta hoje com 2.548 habitantes.
Origem do nome “Monte Belo do Sul
Em 1932 o Distrito passou-se a chamar Montebello, na intenção de recordar a grande batalha travada em Montebello, no município de Pávia, na Lombardia, Itália. Esse nome permaneceu até o ano de 1945, quando designou-se Caturetã, termo indígena que significa “Povoado Bonito”. Em 1949 passou a denominar-se Monte Bello, que significa “Monte Bonito”, uma homenagem as características geográficas do local.
Conhecendo Monte Belo do Sul
As principais fontes econômicas de Monte Belo do Sul são a agricultura, indústria, comércio e serviços. O município é considerado o maior produtor de uvas per capita da América Latina. Do total de 2.300 hectares de parreirais, mais de 40% são de cepas nobres, das quais considerável quantidade são viníferas brancas, cultivadas especialmente para a elaboração de espumantes finos. Em Monte Belo do Sul são produzidas 10% das uvas para produção de espumante do Estado do RS.
Principais trações turísticas – ( acesse: www.visitemontebelo.com.br)
- Roteiro turístico Vale dos Vinhedos
- Mirante Dal Castel
- Piazza Schiavon
- Casas e construções históricas
- Vinícolas
- Arte da tanoaria
- Trilhas em meio às paisagens naturais
- O polentaço
- O Vieni Vivere La Vita Festival