Nova Bassano
Compartilhar:Histórico
Nova Bassano teve como primeira denominação “Bassano Dell Grappa” em homenagem aos imigrantes oriundos do norte da Itália, província de Vicenza.
A povoação surgiu em 1891 , em terras do Estado. Antes a região era habitada pelos índios coroados, que aos poucos se afastaram do local. Os primeiros migrantes desbravadores eram todos italianos em grupos de 30 famílias, e receberam do Estado 10 hectares cada uma.
Até a 1898 Nova Bassano fez parte do município de Lagoa Vermelha, quando foi criado o município de Alfredo Chaves (atual Veranópolis). O distrito foi criado com a denominação de Nova Bassano, pelo Ato Municipal nº 9, de 12 de junho de 1905 no município de Alfredo Chaves e nº 3, de 11 de setembro de 1924, no município de Prata.
Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, foi denominada de Silva Pais. Em 1947, com aprovação unânime de seus habitantes, o nome foi alterado para Nova Bassano.
Com o crescimento gradativo da sede do distrito que pertencia a Nova Prata, a população passou a idealizar a emancipação política.
Emancipação Política
O município passou a existir, fundamentado na Lei Estadual n° 4.730, de 23 de maio de 1964.
No dia 10 de janeiro de 1965, foram realizadas as eleições, para o Executivo e Legislativo Municipais, assumindo a Prefeitura de Nova Bassano, Felisberto Antonio Dalla Costa. O município conta atualmente com cerca de 10 mil habitantes.
Origem do nome "Nova Bassano"
Nova Bassano teve como primeira denominação “Bassano Dell Grappa” em homenagem aos imigrantes oriundos do norte da Itália, província de Vicenza.
O distrito foi criado com a denominação de Nova Bassano, pelo Ato Municipal nº 9, de 12 de junho de 1905 no município de Alfredo Chaves e nº 3, de 11 de setembro de 1924, no município de Prata.
Conhecendo Nova Bassano
O município possui uma forte economia destacada pela diversidade de produtos como a agropecuária, a indústria metalúrgica a agroindústria o setor avícola e o comércio. Destaca-se também a metalurgia, devido às instalações de grandes empresas que existem na cidade
Principais atrações turísticas:
- Museu Público Municipal
- Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, onde foi realizada a primeira Missa no Dia de Natal de 1895.
- Galpão de Eventos no Parque de Rodeios
- Capela e a Cruz do Monte Paréo (Monte Caravaggio), o monte mais alto da região
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
- Praça Padre Colbachini.
- Rota Uva e Vinho na Serra Gaúcha
- Balneário do Rio Carreiro, situado no limite com Serafina Corrêa.
- Casa das Feiras Maria Rovea.[15]