São Marcos
Compartilhar:Histórico
A história de São Marcos inicia em 1864, quando Antônio Machado de Souza, tendo concebido a ideia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando uma viagem perigosa e encontrando frequentes testemunhos de índios que habitavam a região. Antônio Machado atingiu as “Campinas verdes de São Francisco de Paula de cima da Serra, lá pelo rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente a Oliveira Pedroso”. Assim se deu a chegada no território que, mais tarde, se chamaria “São Marcos Dei Polachi”.
Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orientá-los nas atividades que iriam desenvolver.
A povoação iniciou com os italianos, em 1885, e a seguir por poloneses, em 1891, mas também havia muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo), alemães e indígenas, que aqui se estabeleceram. Os negros também marcam sua presença na formação do povo São-Marquense, na Linha Juá e Rincão dos Quilombos, próximo ao Rio da Mulada.
Os primeiros imigrantes foram os Italianos e chegaram as margens do Rio São Marcos e das Antas. Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem, na Linha Humaitá, Linha Marechal Deodoro e Linha Zambecari.
Pertencendo a São Francisco de Paula até 1921, anexou-se a Caxias do Sul neste ano. Entre os anos de 1917 a 1923 o município de Caxias do Sul construiu uma estrada ligando São Marcos (Pedras Brancas) com a sede. Vários agricultores se instalaram em Pedras Brancas e iniciou-se o ciclo da madeira neste local. A partir de 1930 aparecem os primeiros caminhões e os carreteiros são substituídos por estes. O transporte começa a engatinhar no distrito e determina a criação do Município.
Emancipação política
A emancipação ocorreu em 9 de Outubro de 1963, pela Lei Estadual nº 4.576. Hoje o município conta com 21.556 habitantes.
Origem do nome "São Marcos"
Conta a história que Antônio Machado de Souza atingiu "as campinas verdes de São Francisco de Paula de Cima da Serra, lá para o rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente Oliveira Pedroso". Assim se deu a chegada no território que, mais tarde, se chamaria São Marcos Dei Polacchi.
Conhecendo São Marcos
São Marcos é o 2º maior produtor de alho do Estado e o 10º maior produtor de uva do Brasil com 24 milhões de quilos, produzindo mais de 34 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados. É ainda um importante polo econômico da indústria metalúrgica, moveleira, vitivinícola, e claro, dos transportes. Recentemente tornou-se também a Capital Gaúcha dos Caminhoneiros, através do projeto de lei estadual 192/2015.
Principais atrações turísticas:
- Monte Calvário
- Casa do Artesão
- Linha Tuiuti
- Ponte Rio das Antas
- Vale do Rio São Marcos
- Sala Cultural Vida de Caminhoneiro
- Igreja Matriz de São Marcos