O Consórcio Intermunicipal Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), realizou nesta terça-feira (10), no auditório da CIC Garibaldi Assembleia Geral dos prefeitos que contou com a presença de representantes da Aegea Saneamento e Participações (nova Corsan) e da Sulgás.
O Diretor de Relações Institucionais da Aegea, Fabiano Dallazen, fez a apresentação institucional da empresa demonstrando que desde 2010 a Aegea trabalha com concessões dos serviços de saneamento pelo Brasil.
Dallazen informou que a empresa atende atualmente 32 milhões de pessoas com os serviços de água e esgoto no país e está presente em 486 municípios e 13 estados. Ele também apresentou ainda a previsão de estruturas de esgoto e de água e os planos de investimentos nos municípios.
O Diretor de Relações Institucionais da Aegea lembrou que o Marco do Saneamento estabelece que a meta até 2033 é ter 99% de cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto
A Assembleia dos prefeitos também contou com a presença de representantes da Sulgás. Na oportunidade, o diretor comercial, Silvio Del Boni, apresentou o plano de investimentos da Sulgás para prefeitos e empresários que participaram do encontro.
Foram destacadas as ações e principais entregas da Sulgás em um ano e meio após o processo de privatização, que já totalizam R$ 100 milhões investidos no Rio Grande do Sul. Além disso, foi ressaltada a importância do gás natural como energia de transição, colaborando para a sustentabilidade dos municípios.
Como orientação, Del Boni sugeriu aos municípios para que incluam em seus respectivos Planos Diretores a implementação das redes de distribuição de gás natural.
A gerente executiva de Relações Institucionais da Sulgás, Carolina Bahia, salientou a observância das questões de segurança nas operações da empresa e destacou os treinamentos que são proporcionados às prefeituras e o planejamento junto aos municípios quando da execução de obras de extensão de redes de gás natural.
Para o presidente do CISGA, prefeito Fabiano Feltrin, a assembleia foi muito produtiva, visto que os assuntos foram de extrema relevância e suscitou muitos questionamentos por parte dos prefeitos. “Além das compras compartilhadas e demais serviços prestados pelo consórcio, tratamos de assuntos que terão definição e execução, ao qual eram estudados por décadas e nunca tinham solução. Com a questão dos resíduos sólidos e da água e esgoto vamos acelerar para ter as melhores soluções para as comunidades da Serra Gaúcha”, concluiu.
Atualmente o CISGA é constituído por 26 municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.