Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/12/2023

Assembleia geral do Cisga encaminha questão da concessão dos serviços de água e esgoto

Processo segue para avaliação de cada município, também com consulta às Câmaras de Vereadores

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) realizou nesta quinta-feira, 30 de novembro, no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) em Garibaldi, a última Assembleia Geral dos prefeitos dos municípios associados à entidade do ano de 2023.

Na oportunidade foi aprovada, inicialmente, a ata da assembleia realizada no dia 10 de outubro de 2023.

Um dos temas importantes tratado e debatido pelos prefeitos foi sobre a Concessão do Serviço de Água e Esgoto nos municípios consorciados.  Nesta questão os prefeitos aprovaram que seja firmado novo contrato com a Aegea Saneamento.

Conforme o presidente do Cisga, Fabiano Feltrin, agora o processo segue para avaliação de cada município, também com consulta às Câmaras Municipais de Vereadores. Será ainda elaborado contrato único e padrão para todos os municípios com o valor da outorga e com os investimentos que serão feitos dentro dos prazos que serão estabelecidos no contrato. “É com muita honra e alegria que como presidente do Cisga conseguimos por unanimidade aprovar esses grandes investimentos de mais de R$ 1 bilhão que vão acontecer nos municípios do consórcio, considero uma das reuniões mais importantes da história Serra Gaúcha”, salientou Feltrin.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) seguirá para atender os municípios que não possuem contrato com a Corsan.

Outra pauta tratada foi sobre a estruturação de parceria público-privada (PPP) para a coleta, transbordo, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios integrantes do Consórcio.

O secretário de Parcerias Estratégicas de Caxias do Sul, Matheus Neres da Rocha, responsável pela Coordenação Técnica do projeto informou aos prefeitos sobre o andamento da proposta, as etapas já cumpridas e os próximos passos que serão desenvolvidos nas ações referentes ao contrato assinado entre o CISGA e a FEPCAIXA que visa a estruturação da parceria público-privada.

A assembleia também aprovou a proposta de orçamento do Cisga 2024. Também foi apresentado o plano de compras para 2024 e o relatório de ações desenvolvidas em 2023.

 

Houve ainda a posse do Conselho Fiscal 2023/2024 que ficou assim constituído:

Presidente: Município de Paraí - Prefeito Oscar Dall’Agnol

Vice presidente: Município de Veranópolis – Prefeito Waldemar De Carli

Secretário – Município de Guaporé –  Prefeito Valdir Fabris

Ao final da assembleia foi entregue ao prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, o título de Reconhecimento de Equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA )

O Sistema que permite que produtos fabricados nas agroindústrias locais possam ser comercializados em todo o Brasil.

O processo de adesão ao SISBI foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA, por intermédio do Serviço de Inspeção do CISGA (SICISGA)

 

O Cisga é constituído pelos seguintes Municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

 

Conteúdo Rodapé