A assembleia foi aberta pelo presidente do CISGA e prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, que deu as boas vindas aos presentes. Inicialmente os prefeitos aprovaram a ata da assembleia realizada no dia 30 de novembro de 2023.
Na sequência da assembleia o Professor do curso de Medicina e vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Asdrubal Falavigna, abordou sobre o tema “Perspectivas e cenários da saúde digital”.
Ele falou das vantagens da Telemedicina destacando que ela proporciona uma melhora do acesso; efetividade em custos; melhoria na qualidade dos serviços e nas demandas dos pacientes.
O professor citou ainda que a Telemedicina proporciona melhor compreensão do processo da doença e sinais/sintomas; diminuição das Barreiras socioeconômicas culturais e geográficas; cuidados operatório e pós-operatório; educação em saúde para prevenção e redução de danos e redução de custos dos serviços de saúde e usuários.
O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, apresentou o projeto piloto de telemedicina implantado no município, destacando os bons resultados obtidos.
Foi dada a sugestão para que se promova um encontro com todos os secretários municipais de Saúde dos municípios do CISGA no sentido de prestar informações e esclarecimentos sobre o assunto.
Também estiveram presentes na reunião representantes da AEGEA (Nova Corsan). Na oportunidade foi apresentada a equipe da empresa que atuará na região da Serra. O objetivo foi prestar esclarecimentos, ouvir as demandas e dúvidas, e estreitar a relação com os municípios. Os prefeitos sugeriram que sejam realizados encontros nos municípios para prestar informações para as câmaras de vereadores bem como para a população a fim de tornar o processo mais transparente e de conhecimento público.
A assembleia contou ainda com a presença de representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN/RS). O Diretor Geral da Agência, Demétrius Jung Gonzalez, fez a apresentação da empresa, dos trabalhos que já desenvolve no RS e das ações regulatórias e fiscalizatórias da agência.
Ao final foi apresentado aos prefeitos o calendário do CISGA para 2024 que trata das compras compartilhadas, adesões de municípios ao SISBI, Projeto InovaJuntos e Meio ambiente, bem como das assembleias e reuniões previstas.