Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/04/2025

Assembleia Geral do CISGA tratou de demandas de interesse dos municípios

Propostas das Câmaras Setoriais, Plano de Saúde dos Servidores Municipais, Licenciamento Ambiental e concessão dos resíduos sólidos foram alguns dos temas tratados pelos Prefeitos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou na quarta-feira, 26 de março, em sua sede em Garibaldi, Assembleia Geral com os Prefeitos dos municípios consorciados.

A assembleia foi aberta pela Presidente e Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, que deu as boas-vindas aos presentes.

A reunião iniciou com a aprovação da ata da Assembleia Ordinária realizada em 30 de janeiro. Também foram aprovadas por unanimidade as contas do ano de 2024.

Na sequência o Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN/RS), Demétrius Jung Gonzalez, falou sobre os serviços prestados pela Aegea/Corsan e os encaminhamentos que se deram para que a prestadora do serviço de fornecimento de água melhore o atendimento.

Em seguida, o Diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, fez uma explanação sobre as reuniões realizadas com as Câmaras Setoriais, informando aos Prefeitos sobre as demandas que cada uma delas propôs para o período 2025/2028.

Foi tratado ainda sobre o Plano de Saúde dos Servidores Municipais, onde as prefeituras ficaram de analisar o interesse em aderir ao Plano. O tema Licenciamento Ambiental via CISGA foi outro tema que foi debatido visto que, entre outras vantagens, otimizaria o uso dos recursos públicos; agilizaria a análise dos processos de licenciamento; os recursos arrecadados com o licenciamento ficariam no município além de promover ações conjuntas entre os municípios para resolver problemas comuns.

Os Prefeitos abordaram também sobre as demandas do Escritório de Reconstrução, o Plano de ação de resiliência da Fundação Getúlio Vargas (FGV) onde ficou acertado as datas de 22 e 23 de abril para aprofundar o tema, a Escola do Amanhã: Projeto da Consulta Popular que já conta com a adesão de 15 municípios.

O andamento do projeto de concessão dos resíduos sólidos onde no mês de abril deve ser apresentado o estudo do impacto orçamentário e as rotas tecnológicas também foi tratado.

Por fim foi apresentado aos Prefeitos o calendário do CISGA para 2025 que trata dos processos licitatórios.

Conteúdo Rodapé