O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou nesta quarta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Garibaldi, a reunião da Câmara Setorial Educação.
No encontro foi feita apresentação das demandas gerais que o CISGA está encaminhando em suas várias Câmaras Setoriais. Também foi informado sobre as ações desenvolvidas no ano de 2022 e o andamento das licitações específicas para a área da educação.
Foi ainda dado conhecimento aos presentes sobre o andamento da PMI da água e esgoto e da Chamada Pública CAIXA para estruturação do projeto dos serviços públicos de saneamento básico, na modalidade de manejo de resíduos sólidos urbanos.
Entre as propostas para o ano de 2023 estão:
- Projeto Asfalto: Um Termo de Acordo, está sendo elaborado com a Secretaria Estadual de Finanças, Secretaria Estadual de Logística e Transportes e o DAER para realização de pavimentação asfáltica, através de recursos financeiros de empresas mediante compensação tributária.
- Produção de Energia Solar Cisga: Tem por objetivo a construção de uma usina que irá atender todas as prefeituras dos municípios associados. Além do impacto econômico, a instalação de painéis fotovoltaicos também impactará em melhorias sociais e ambientais aos municípios.
Os representantes da Câmara Setorial Educação também solicitaram que seja avaliada a forma das entregas das compras feitas através do CISGA. Eles pedem para que tanto na solicitação como no edital de compras seja indicado o local da entrega.
Ao final da reunião foi eleita a coordenação da Câmara Setorial Educação para 2023/2024. A coordenação ficou com a prefeitura de Caxias do Sul, a vice-coordenação com São Marcos e a secretaria com Antônio Prado.
O CISGA é constituído pelos seguintes Municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, São Jorge, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 944.433 habitantes.