O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou nesta terça-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores de Garibaldi, a reunião da Câmara Setorial Turismo.
A reunião contou com a presença do Consultor em Turismo Paulo Ferreti. Ele falou aos presentes sobre métodos dos fatores estratégicos de sustentabilidade no turismo. Em linhas gerais o consultor destacou que é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre a sustentabilidade e a insustentabilidade. O Turismo deve ser responsável, economicamente viável e socialmente justo visto que é um importante setor de desenvolvimento das comunidades”, enfatizou. Para ele é necessário que se faça um diagnóstico profundo de fatores positivos e negativos antes de um novo empreendimento iniciar suas atividades.
Também durante o encontro a Turismóloga do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Farroupilha Marisa Poloni apresentou a proposta de criação de uma Rota Regional de Cicloturismo.
Ela informou que pela proposta em estudo, 11 municípios fariam parte da rota que compreenderia oito trechos pela região. São eles: Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Ipê, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves. Também ficou acertado que o grupo deve no prazo de 30 dias apresentar sugestões sobre novos atrativos que podem ser contemplados pelo projeto.
Foi informado que há um empreendedor da iniciativa privada interessado em investir no projeto.
Também foi eleita a coordenação da Câmara Setorial Turismo para 2023/2024. A coordenação ficou com a prefeitura de Farroupilha, a vice-coordenação com Veranópolis e a secretaria com Cotiporã.
No encontro da Câmara foi feita ainda a apresentação das ações desenvolvidas no ano de 2022 e as propostas previstas para o ano de 2023.
O CISGA é constituído pelos seguintes Municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, São Jorge, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 944.433 habitantes.