Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
07/06/2024

CISGA apresenta projeto dos resíduos sólidos em reunião do COMAM em Farroupilha

Conselheiros tomaram conhecimento do projeto, a forma como está sendo estruturado, o andamento do cronograma e as etapas que devem ser cumpridas

A convite do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou na quinta-feira, 06 de junho, de reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de Farroupilha.

Na oportunidade, foi apresentado aos conselheiros do COMAM o projeto de estruturação da concessão dos serviços de coleta, tratamento, transbordo, reciclagem e destinação de resíduos sólidos que visa proporcionar maior qualidade de vida aos quase 1 milhão de habitantes dos 26 municípios que fazem parte do Consórcio.

O CISGA, quando presidido pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, assinou, no final do ano de 2022, com a Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), contrato para a estruturação de parceria público-privada (PPP) para destinação final dos resíduos sólidos urbanos.

“Essa ação é bastante relevante porque os municípios têm trabalhado muito essa questão e ninguém consegue resolver um problema dessa magnitude sozinho, então os municípios dentro desse colegiado está trabalhando  juntamente com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos oficiais para que se possa fazer  em uma futura chamada pública, licitação, para um prestador de serviços dentro dos conceitos e do programa capitaneado pela Caixa econômica federal” frisou Feltrin.

O prefeito de Farroupilha destacou que os conselheiros do meio ambiente deram as suas contribuições e ficaram muito satisfeitos em conhecer uma ação de tamanha envergadura que terá um investimento muito grande por parte dos municípios, mas que no futuro poderá se tornar sustentável.
“Dentro desses conceitos poderemos ter um melhor aproveitamento dos resíduos e também um cuidado maior para o futuro das próximas gerações, deixar esse legado, sem dúvida, é uma das melhores atribuições de todos nós como cidadãos, mas também dos governantes e daqueles que cuidam do meio ambiente, declarou Fabiano Feltrin.

A reunião também contou com a participação do diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, que apresentou em linhas gerais o projeto e a forma como está sendo estruturado, o andamento do cronograma e as etapas que devem ser cumpridas.


“Temos todo interesse que os processos e as discussões de políticas públicas, cada vez mais sejam articuladas e regionais. Não tem como pensar um município fazer ações individualizadas e uma das nossas funções como Consórcio é propiciar esses momentos de discussão, de debate, de esclarecimentos”, acrescentou Caberlon.

Conteúdo Rodapé