Os Coordenadores do SICISGA (Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha) médicos veterinários Cristiano Selbach da Silva e Carla Batista do Nascimento estiveram nos municípios de Guaporé e Paraí realizando a supervisão no Serviço de Inspeção Municipal e em estabelecimentos que queriam integrar o SISBI-POA.
No dia 20 de março, o grupo de médicos veterinários consultores técnicos do CISGA realizou reunião na sede da entidade, em Garibaldi, para deliberar sobre a integração ao SISBI-POA, via consórcio, da unidade de beneficiamento de produtos de abelha Sabor Mel, localizada em Paraí, e da unidade de beneficiamento de pescados Di'Pesces, localizada em Guaporé.
Na reunião, a coordenação apresentou o relatório de supervisão dos estabelecimentos e dos serviços de inspeção, que apresentaram, de maneira satisfatória, o cumprimento das regras sanitárias exigidas para a adesão ao SISBI-POA. Logo, após aprovação do grupo técnico, foi realizado o deferimento no E-SISBI.
Atualmente, o CISGA possui 7 municípios com 9 estabelecimentos indicados. Lembrando que o consórcio possui todos os escopos aprovados.
O selo do SISBI-POA, possibilita a venda de produtos de origem animal produzidos no município para todo o território nacional.
Em 2020 o CISGA se inscreveu para participar do Projeto CONSIM, projeto piloto lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) responsável por promover através de capacitações, consultorias e auditorias a possibilidade dos consórcios aderirem ao Serviço Brasileiro de Inspeção (SISBI) e com isso realizar a comercialização dos produtos de origem animal em território nacional.
Em novembro de 2021 o CISGA foi reconhecido como equivalente ao SISBI e obteve a prerrogativa de indicação em todos os escopos: Abate, Carnes e derivados, Leite e derivados, Pescado e derivados, Mel e derivados e Ovos e derivados, através da Portaria nº 459, de 23 de novembro de 2021.