O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) através do diretor-executivo, Rudimar Caberlon, participou de encontro em Pelotas (RS) onde foi tratado sobre a implantação do Consórcio Regional do SIM.
O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Zona Sul do RS (AZONASUL) e pelo Consórcio Público do Extremo Sul (COPES).
Caberlon falou aos presentes sobre a organização e o funcionamento do CISGA e o processo de implantação do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (SICISGA). Lembrou que o SICISGA se tornou referência no Serviço de Inspeção, sendo convidado a participar de eventos no Estado e mesmo fora para apresentar sua experiência e a forma como desenvolve seu trabalho junto aos municípios consorciados.
Em sua explanação Rudimar Caberlon destacou a importância e as perspectivas após a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) em função do CISGA ser referência no Brasil como um Consórcio que deu certo e por ser o único que pode indicar estabelecimentos em todos os escopos pretendidos.
O SISBI/POA é o sistema que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção sanitária dos produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.
O CISGA participou do Projeto Piloto do CONSIM e obteve o reconhecimento de equivalência pela Portaria nº 459, de 23 de novembro de 2021, permitindo ao Consórcio atuar nas áreas de abatedouros frigoríficos, carnes e derivados, leite e derivados, pescado e derivados, mel e derivados, ovos e derivados, sendo o único consórcio equivalente em todos os escopos disponíveis no país.
Caberlon frisou ainda que o CISGA promove sistematicamente cursos de qualificação e atualização, além de trocas de experiências para que os profissionais que atuam nessa área estejam sempre atualizados com relação à legislação sanitária.
O evento em Pelotas contou com a participação de prefeitos, secretários, vereadores e médicos veterinários dos serviços de inspeção dos municípios da região central do Estado.