O Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através de seu presidente e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, está fazendo parte da comitiva regional de lideranças ligadas a área da saúde, ao meio empresarial e político que estará em Brasília, na quarta-feira (21), com o objetivo de buscar a habilitação e os recursos necessários para iniciar os atendimentos da nova ala do Hospital Geral de Caxias do Sul.
Os 118 leitos (83 novos e 35 transferidos de uma ala antiga), ainda não podem entrar em funcionamento pela falta de recursos para o custeio mensal do novo prédio calculado em cerca de R$ 7 milhões.
O grupo terá reuniões no Ministério da Saúde e com a bancada gaúcha na Câmara de Deputados. A revisão do teto MAC ((custeio de ações e serviços de saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, via SUS) também estará na pauta dos encontros.
O novo prédio de sete andares junto ao Hospital Geral custou R$ 37 milhões, valores obtidos através de campanhas feitas pela instituição e aportes do governo estadual. O HG oferece atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) a mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul.