O Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através de seu presidente e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e do diretor executivo, Rudimar Caberlon, participou nesta sexta-feira (30) em Bento Gonçalves da instalação da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha que foi proposta e será presidida pelo deputado Guilherme Pasin (Progressistas).
Conforme Pasin, a Frente vai tratar de pautas de interesse da região serrana como desenvolvimento econômico e sustentável, desburocratização, saúde, educação, infraestrutura regional, inovação, agricultura, empreendedorismo, segurança e turismo.
“Nossa região tem grande relevância na composição estadual. É um polo econômico, turístico e agrícola. Queremos construir caminhos e soluções para pautas relevantes da nossa região”, explica Pasin.
Com quase 10% da população gaúcha, a Serra é responsável por um PIB que supera os R$ 55 bilhões, uma fatia de 9,41% da economia do Rio Grande do Sul, com destaque para os setores da indústria e do turismo que contribuem significativamente para a economia. “O Estado precisa compreender a importância econômica e estrutural da Serra", avalia o parlamentar.
Segundo Pasin, o grupo conta com todos os deputados eleitos e identificados com a serra gaúcha. Os temas serão divididos em câmaras temáticas e coordenadas por parlamentares identificados com a região. “É importante lembrar que os temas foram abordados na carta aberta da Agenda Eleição 2022 Mobilização Regional Serra Gaúcha, elaborada por entidades representativas da região", conclui Pasin.