Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
28/05/2024

CISGA participa de encontro regional que tratou de ações e demandas dos municípios atingidos por enchentes

Evento contou com a presença dos ministros da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do RS e da Integração e do Desenvolvimento Regional e de prefeitos da AMESNE

O Consórcio de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (CISGA) participou nesta segunda-feira, (27) na prefeitura de Bento Gonçalves de reunião com a presença dos ministros da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Defesa Civil Wolnei Wolf e o secretário Nacional do Ministério da Saúde Filipe Proença.

O objetivo do encontro foi apresentar as ações realizadas e ouvir as demandas dos Municípios.

O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, destacou as ações e programas realizados pelo Governo Federal, também reforçou que as mais de 44 mil famílias do RS  atingidas pelas enchentes já podem confirmar o cadastro para receber o pagamento do Auxílio Reconstrução.

O procedimento deve ser feito pela pessoa responsável de cada família, diretamente no site oficial. Só após confirmadas as informações do cadastro, o nome da pessoa será encaminhado à Caixa Econômica Federal, que fará o depósito dos R$ 5.100, pago em parcela única, limitado a um recebimento por família afetada pelas cheias.

O presidente da Amesne, prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, entregou um ofício com as principais demandas dos Municípios sobre recursos, auxílio à reconstrução e saque calamidade do FGTS. Alguns municípios não estão conseguindo ter acesso aos benefícios por não terem o Decreto de calamidade reconhecido. Conforme o Ministro Pimenta, uma nova lista deve ser liberada nesta terça-feira com reconhecimento.

O ministro Waldez Góes destacou sobre os planos de trabalho elaborados por prefeituras aprovados para obter apoio federal, que é de 406. "A Defesa Civil Nacional, em parceria com o Estado e municípios, trabalha na resposta mais imediata, no salvar vidas, no cuidar das pessoas em abrigamento. Além do escoamento da água das chuvas e a limpeza pública das cidades atingidas", destaca.

Pimenta afirmou que "para o  Governo Federal não vai faltar dedicação de trabalho para que o Estado possa recuperar tudo que perdeu", disse.

O Presidente do CISGA e prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, também destacou como demandas importantes para a região obras de infraestrutura no aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul e a recuperação do aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. Ferrari entende ainda que é urgente a reconstrução das pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves e na localidade de Santa Bárbara entre os municípios de São Valentim do Sul e Santa Tereza, além de melhorias na ERS 437. “Isso tem que ser concomitante. A nossa economia em geral vai sofrer muito se não tomarmos essas providências num curto espaço de tempo”, afirmou o presidente do CISGA.

O Prefeito Diogo Siqueira salientou  que "trouxemos essa reunião para cidade para poder buscar recursos e ferramentas  para reconstruir Bento e toda a região da Serra. Em uma calamidade como essa, precisamos do Município, dos voluntários, mas também do Governo Federal e Estadual. Esse foi o motivo da reunião, mostrar nossa dor e os nossos problemas. Precisamos juntar essas forças para passar por isso o mais rápido possível".

 

 

Conteúdo Rodapé