O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou, no dia 04 de outubro, Dia da Natureza, das atividades que celebraram os 25 anos do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM).
Em sua história, o Instituto que realiza atividades de pesquisa e prestação de serviços na área de planejamento ambiental tem contribuído ao meio ambiente a partir de iniciativas em diversos municípios do Rio Grande do Sul. A partir de projetos e parcerias, sua atuação impacta positivamente as comunidades ao fortalecer a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável regional.
A programação contou com o plantio simbólico de mudas de árvores junto ao Galpão Crioulo da UCS, no Campus-Sede onde também ocorreu homenagem à atuação do Instituto, contando com as falas de seu atual diretor, professor Juliano Rodrigues Gimenez, e das ex-diretoras Suzana de Conto, fundadora do ISAM, e Vania Elisabete Schneider, que liderou o Instituto por 13 anos, até 2022. A solenidade teve como proposta reafirmar o compromisso do ISAM com a promoção da inovação para a sustentabilidade, valorizando os que se dedicaram e ainda contribuem para essa missão.
O Instituto de Saneamento Ambiental, que hoje desenvolve ações e projetos em áreas como gestão, saúde e planejamento ambiental, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, monitoramento e educação ambiental, teve origem no Grupo de Resíduos Sólidos (GRS), criado na UCS em 1988 para estudos, pesquisas e atividades de extensão. Em 1990, o grupo liderou o Projeto de Remediação do Vazadouro São Giácomo, em Caxias do Sul, transformando-o em aterro sanitário. A expertise adquirida permitiu a expansão das atividades, quando passou a oferecer assessoria e consultoria para outros municípios do estado e do país. Em 1999, o ISAM foi fundado com foco em ações ambientais, formação de profissionais e pesquisas voltadas às demandas da região.