O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou na segunda-feira (15), junto com os demais consórcios estaduais e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), na criação de um novo programa de financiamento e custeio na área da saúde.
A meta é suprir a carência em áreas nas quais não há serviços ou profissionais credenciados em especialidades médicas, também conhecidas como vazios assistenciais. A expectativa é que a medida ajude a reduzir a espera regional por atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
O governo do Estado chamou os consórcios para auxiliar na tarefa de formatação de novo programa de incentivo da saúde que tem como missão reduzir o tempo de espera no atendimento médico em algumas especialidades médicas.
Será formada uma comissão, entre a Secretaria Estadual da Saúde e membros dos consórcios e da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP), entidade que congrega todos os consórcios que atuam nas diferentes regiões do Estado.
A intenção é que este novo financiamento do Estado comece a ser contratualizado com os consórcios, a partir do mês de janeiro do próximo ano.