O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), participou nesta quinta-feira (15) de reunião promovida pelo MobiCaxias onde foram apresentados Projetos Mobilização Regional “Agenda Eleições 2022” - Esfera Federal.
O encontro, que ocorreu no auditório do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul, contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta (PT), ocasião na qual o ministro recebeu reivindicações sobre infraestrutura e saúde.
Nas demandas de infraestrutura a entidades pedem atenção especial para o aeroporto da Serra Gaúcha, o terminal rodoferroviário de Vacaria, o porto Meridional em Arroio do Sal e as estradas federais que passam pela região.
Na área da Saúde foram solicitados recursos federais para o custeio da abertura de 40 novos leitos no Hospital Geral e reajuste na tabela de recursos do Sistema Único de Saúde aos atendimentos de média e alta complexidade (MAC).
Na educação a implantação da Universidade Federal da Serra Gaúcha: Orientação e apoio na efetivação do projeto junto ao Ministério da Educação.
O CISGA esteve presente ao encontro através de seu presidente do CISGA, Hadair Ferrari, do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin.
O Ministro Paulo Pimenta, ouviu as demandas apresentadas e se comprometeu a ser um interlocutor junto ao Governo Federal.
Ferrari afirmou que todas as demandas apresentadas ao ministro Pimenta, especialmente de infraestrutura, como o Terminal Rodoferroviário de Vacaria, o Aeroporto Regional da Serra, o Porto de Arroio do Sal, a melhorias nas estradas e vinda de um campus da Universidade Federal são de vital importância para o desenvolvimento e a manutenção da competitividade da economia regional.
“Foi de extrema importância a visita do Ministro. Somos uma região de bastante crescimento, ajudamos com o desenvolvimento do Estado e do país, por isso entendemos que merecemos um olhar diferenciado do Governo Federal”, disse Ferrari.
Ferrari também entende ser muito justa a solicitação por mais recursos para o Hospital Geral, visto que atende praticamente 50 municípios da Serra.