Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
03/06/2024

CISGA participa de reunião de apresentação do projeto Cidades Resilientes para regiões da Serra Gaúcha

A ideia é fortalecer os municípios com ações de prevenção e planejamento, compreendendo os cenários de risco e preparando para eventos climáticos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), participou de reunião coordenada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) onde foram apresentados os projetos Cidades Resilientes e ReNova Cidades. O encontro foi realizado dia 28 de maio, no Campus-Sede da UCS.

O encontro realizado na UCS foi um desdobramento de reunião ocorrida com prefeitos no distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves, no dia 09 de maio, onde foram discutidos os recentes eventos climáticos que afetaram o estado e a necessidade de ações imediatas. A vice-prefeita Paula Ioris assumiu a responsabilidade de organizar ações com o foco em prevenção.

Os projetos apresentados por equipes do CityLivingLab, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, e da Agência de Inovação da UCS (UCSiNOVA), têm como objetivo comum preparar as cidades para desastres naturais e mudanças climáticas, enfatizando a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável.

Também estiveram representadas as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua e Santa Tereza, além de Representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra, (Corede-Serra) e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Os pesquisadores da UCS elaboraram, em 2023, o plano “Cidades Resilientes”, que objetiva capacitar os municípios para o desenvolvimento e fortalecimento da resiliência nas comunidades de maneira sustentável, a partir do enfrentamento dos fenômenos associados a desastres naturais e desafios urbanos.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, explica que o trabalho com cada município parte da elaboração de um conjunto de perguntas pelo grupo de pesquisadores, a serem dirigidas aos gestores públicos e entidades. “O resultado permite a produção de um diagnóstico das cidades, para que tenham competências para responder às intempéries do clima”, considerou. Os municípios que tiverem interesse nas capacitações devem fazer contato via UCSINova.

No encontro também foi apresentado o programa Renova Caxias da UCS, que tem como pilares a sustentabilidade, inteligência e resiliência.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, ressaltou a importância de planos consistentes para salvar a região e que eles precisam sair com urgência do plano das ideias para serem colocados em prática. Salientou a importância da mudança de mentalidade na cultura de prevenção.

O diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, reforçou que é preciso pensar de forma integrada, de forma regional, tendo em vista que as decisões vão além dos municípios. “É o momento de virar a chave. Não tem plano somente municipal para determinadas situações, é preciso pensar e agir regionalmente concentrando as energias”, afirmou.

A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, revelou a angústia dos moradores que perderam suas casas devido à cheia do Rio Taquari. “Vivenciamos quatro grandes enchentes em menos de um ano. Para nós, o termo ‘reconstruir’ foi ressignificado. Agora, nosso foco é a prevenção. Os projetos aqui apresentados pela UCS fazem todo o sentido”, comentou a gestora.

Conteúdo Rodapé