Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
31/03/2025

CISGA participa do seminário “PRESERVA +: Orientação em recursos hídricos e eventos climáticos extremos promovido pelo TCE-RS

Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a UCS, sensibilizou para a adoção de políticas públicas e práticas de gestão de recursos hídricos integradas

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou, através da presidente e Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo e do Diretor-executivo, Rudimar Caberlon do seminário “PRESERVA +: Orientação em recursos hídricos e eventos climáticos extremos promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

O Seminário ocorreu durante toda a quinta-feira, 27 de março, no UCS Teatro em Caxias do Sul.

O evento teve por objetivo sensibilizar e capacitar gestores públicos municipais para a adoção de políticas e práticas integradas de gestão dos recursos hídricos. A proposta busca fortalecer o planejamento, a prevenção e o enfrentamento de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, destacando o papel estratégico dos comitês de bacia hidrográfica.

A iniciativa reuniu prefeitos, secretários, servidores públicos e comunidade, e contou com a parceria do Ministério Público do Estado, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Universidade de Caxias do Sul.

Entre os painéis e mesas redondas, foram abordados os temas “Responsabilidade jurídica municipal e proteção ao meio ambiente com foco nos recursos hídricos”, “Plano de ação da Bacia Hidrográfica – problemas e soluções”, “Diálogos e manifestações sobre a crise hídrica” e “Construindo compromissos na Bacia do Taquari-Antas”.

A Presidente do CISGA e Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, participou da mesa redonda “Diálogos e manifestações sobre a crise hídrica”, ao lado da auditora Flávia Burmeister, de Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater-RS/ASCAR; Mateus Trojan, prefeito de Muçum; Sandro Carlos Gonçalves da Silva, secretário municipal de Segurança de Bento Gonçalves; e Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça Regional de Meio Ambiente, de Lajeado.

Em sua fala a prefeitura Gisele Caumo, destacou a importância de participar desse tipo de evento que é uma oportunidade para que se possa requisitar um olhar mais minucioso para todas as questões que vem ao encontro não somente do reconstruir, do restabelecer, mas também do prevenir para que assim os municípios possam estar preparados em caso de novas situações como as vividas em 2023 e 2024 e assim minimizar os efeitos destes eventos climáticos.

“Me manifestei acerca de todos os acontecimentos que nosso município vivenciou, as experiências, o trabalho que foi e que está sendo realizado em prol da reconstrução, ao restabelecimento do nosso município, mas também foi um momento em que pude requisitar um olhar diferenciado nas questões correlatas a prevenção, a desburocratização para assim agilizar todos os processos deste ressignificar que não somente Santa Teresa se propõe, mas todos os municípios que foram atingidos com a sequências de catástrofes climáticas”, frisou a prefeita Gisele.

O painel final resultou na elaboração da Carta de Encerramento do Preserva + RS, assinada pelos participantes. O documento, disponível neste link,  apresenta diretrizes e metas a serem seguidas por todos, com uma visão compartilhada dos problemas e das soluções, incentivando ações conjuntas para enfrentar os desafios relacionados à segurança hídrica no Estado.

 

Conteúdo Rodapé