O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou na sexta-feira (10) através do Presidente e prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e do Diretor-executivo, Rudimar Caberlon, de reunião organizada pelo Grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias) no auditório do Hospital Geral, onde foi apresentado o resultado da missão técnica da Serra Gaúcha que esteve em Brasília, no início do mês. A comitiva participou de diversas reuniões em ministérios, além de visitarem deputados federais e senadores gaúchos.
Na oportunidade o diretor-superintendente do Escritório Econômico e Cultural de Taiwan em São Paulo, Kuang Jong Fong, representando o governo do país asiático, formalizou a destinação de R$ 250 mil para as vítimas das enchentes. O comprovante da transferência bancária para a campanha SOS Rio Grande foi apresentado aos presentes no encontro.
Durante a reunião foi apresentado o relatório da viagem para a capital federal, que articulou diversas demandas nas áreas de infraestrutura e logística, além do repasse de recursos para as instituições de saúde de Caxias do Sul.
O presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, informou sobre a reunião com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin. “Ele nos acenou positivamente, já com encaminhamentos burocráticos protocolados, para repasse de aproximadamente de R$ 4 milhões mensais para abertura de 40 novos leitos no Hospital Geral”, informou Postiglioni.
O presidente do Cisga, Hadair Ferrari, destacou como fundamental a vinda de mais recursos para abertura de novos leitos no Hospital Geral, visto que a instituição é referência para 49 municípios da região. “Neste momento de calamidade pública é importante unir forças, se organizar, fazer planos de ação dos municípios, bem como buscar apoio do Estado e da União para recuperação das estruturas dos municípios seriamente atingidas pelas enchentes de deslizamentos ocorridos nos últimos dias”, afirmou Ferrari.
A deputada federal Denise Pessôa compareceu à audiência do MobiCaxias e anunciou que o Governo Federal dará prioridade às demandas do Hospital Geral.
“O Hospital Geral precisa de ampliação dos leitos para atender a demanda da Serra. A tendência é aumentar ainda mais essa demanda. O Governo Federal dará prioridade ao HG na abertura dos novos leitos. São 30 leitos clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma deputada Denise.