Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
21/04/2023

Municípios da rota turística da Região Uva e Vinho estão recebendo a nova sinalização turística

Um dos principais objetivos é facilitar as orientações às principais vias da Serra e dos destinos turísticos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e a Associação de Turismo da Serra Nordeste e Instância de Governança Regional Uva e Vinho (Atuaserra), realizaram nesta quinta-feira (20) a entrega parcial da sinalização turística Regional Uva e Vinho, oriunda do Programa Avançar Turismo, em ato realizado na Fenachamp em Garibaldi.

Participaram do evento o presidente do Cisga e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, o secretário estadual adjunto de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Junior, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o deputado estadual Guilherme Pasin, a presidente da Atuaserra, Beatriz Paulus, prefeitos, vices-prefeitos e secretários de municípios da região, e representantes de entidades.

Conforme o projeto elaborado pelo CISGA em colaboração com a Atuaserra, o plano é fortalecer as condições de acesso turístico. Um dos principais objetivos é facilitar as orientações às principais vias da Serra e dos destinos turísticos.

Ao todo, serão implantadas 79 placas de sinalização rodoviária turística e informativa, com orientações aos visitantes para o destino Uva e Vinho, contemplando 34 municípios. Além do Cisga, a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) integra a parceria com o Governo Estadual.

O projeto contou com cerca de R$ 520 mil em investimentos, sendo parte do Programa Avançar Turismo e uma contrapartida das cidades envolvidas.

Fabiano Feltrin comentou disse que o objetivo da sinalização conseguida através do consórcio é dar visibilidade e incluir essas 34 cidades no mapa do turismo brasileiro, através da região Uva e Vinho. “O Cisga é um importante instrumento de cooperação técnica e financeira entre os municípios e regiões, pela sua capacidade de articulação de ativos, viabilizando estes projetos de abrangência regional. O turismo é uma das grandes fortalezas da Serra Gaúcha e unidos vamos conseguir resultados mais significativos, atraindo cada vez mais pessoas para nos visitar”, disse.

As placas trazem orientação de trânsito sobre a direção para cada cidade, ao mesmo tempo que informam a rota da qual fazem parte. A nova sinalização traz uma parte verde com o nome e a direção dos municípios e uma parte marrom com o nome da região.

As placas seguem o padrão estabelecido pelo Manual do Guia Brasileiro de Sinalização Turística (IPHAN), publicado pelo Ministério do Turismo, em 2015, que unifica e estabelece os critérios desta importante comunicação visual.

A colocação das placas se iniciou por Carlos Barbosa,  Farroupilha e Bento Gonçalves. A sinalização seguee em trechos que englobam os municípios de Coronel Pilar, Garibaldi, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, São Vendelino, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado, Pinto Bandeira, São Valentim do Sul, União da Serra, Guaporé, Vista Alegre do Prata, Casca, Vila Maria, Marau, Santo Antônio do Palma, Paraí, Nova Araçá, São Jorge, Nova Prata, Vila Flores, Nova Bassano, Veranópolis, Fagundes Varela e Cotiporã.

Conteúdo Rodapé