Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
05/12/2024

CISGA realiza última Assembleia Geral de 2024

Prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da primeira fase do planejamento estratégico de resiliência feita pela FGV Projetos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) realizou na quarta-feira, 04 de dezembro, em seu auditório em Garibaldi, a última Assembleia Geral dos prefeitos dos municípios associados à entidade do ano de 2024.

Na oportunidade foi feita a leitura e aprovação das atas das assembleias realizadas nos dias 31 de julho,13 de agosto de 15 de outubro.

A Assembleia oportunizou a apresentação aos Prefeitos da Rota dos Capiteis através da presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Marijane Paese e do coordenador do projeto, Rogério Capoani.

A Rota dos Capiteis integra atualmente dez municípios – Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – em um roteiro regional de 330 quilômetros, passando pela sede de cada uma das cidades. Há, também, 33 rotas circulares, que somam 866 quilômetros. Ao todo, são 468 construções religiosas (252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas) mapeadas e que receberão sinalização indicativa de pertencimento ao roteiro, com painel cultural trazendo informações sobre o local.

O CISGA aprovou apoio para a instalação das placas informativas que serão colocadas ao longo do roteiro.

A assembleia também contou a presença Gerente Executivo da Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos), André de Souza Coelho Gonçalves de Andrade, acompanhando pelo Coordenador, Dalci Domingos Leal Dima Junior que apresentaram aos Prefeitos os resultados da primeira fase do planejamento estratégico de resiliência.

Eles apresentaram o diagnóstico sobre a capacidade de reação a desastres, incluindo vulnerabilidades e exposição ao risco. Os prefeitos tiveram acesso ao painel de indicadores, contendo dados socioeconômicos dos municipios e apuração do Indice de Risco Qualitativo (IRQ) e Índice de Capacidade Municipal (ICM), desenvolvido pelo Centro de Estudos de Reparação e Recuperação (C2R) da FGV Projetos, com o apoio do Centro de Direitos Humanos e Empresas (CeDHE) da FGV Direito SP.

Foram também apresentadas as próximas etapas do trabalho, que incluem o levantamento de projetos capazes de fortalecer a resiliência dos municípios, com previsão nas leis orçamentárias anuais de 2025 do Estado e dos munícipios do CISGA, bem como o planejamento dos objetivos indicadores e metas de resiliência, a ser desenvolvido em fevereiro de 2025.

Foi também apresentado o relatório dos pregões 2024 e os pregões previstos para 2025 e aprovado o orçamento para 2025.

Por fim foi dado posse do Conselho Fiscal 2024/2025 que ficou assim constituído:

Presidente: Município de Antônio Prado- Prefeito Roberto Dallemolle

Vice presidente: Município de Vila Flores – Prefeito Evandro Brandalise

Secretário – Município de Nova Roma do Sul – Prefeito Roberto Panazzolo

O Cisga é constituído pelos seguintes Municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

 

 

Conteúdo Rodapé