A empresa Infraway Engenharia realizou, na quarta-feira (07) a apresentação dos cadernos do estudo técnico do processo de Chamada Pública para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aos membros do grupo técnico do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). O estudo apresentado irá nortear a proposta do edital de licitação da concessão dos serviços de água e esgoto de 21 municípios que fazem parte do Consórcio.
Os estudos foram divididos em cinco cadernos conforme estabelece a Chamada Pública para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
I. Caderno 1 - Resumo Executivo do Projeto;
II. Caderno 2 - Modelagem Técnica: Estudos de Engenharia, Ambiental e Social;
III. Caderno 3 - Modelagem Econômico-Financeira: Viabilidade Econômico-financeira;
IV. Caderno 4 - Modelagem Operacional: Indicadores de Desempenho e Alocação
de Riscos;
V. Caderno 5 - Modelagem Jurídico-institucional: Arranjo Institucional e Jurídico
A Infraway Engenharia, através de seus representantes, apresentou entre outros dados um diagnóstico da situação dos municípios que fazem parte do projeto, suas necessidades, os valores que deverão ser investidos, as despesas operacionais, as deficiências existentes, as estruturas já existentes, os benefícios da concessão, as projeções futuras levando em conta o crescimento populacional dos municípios envolvidos no projeto, a formação da estrutura tarifária tanto para a água como para o esgotamento sanitário e os aspectos jurídicos.
Agora os municípios deverão fazer uma análise mais minuciosa dos estudos apresentados e fazer apontamentos para ajustes que entendem ser necessários e que não tenham sido contemplados na proposta exposta pela Infraway.