Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
17/03/2025

CISGA reúne Câmaras Setoriais da Educação, Segurança, Turismo, Fazenda e Administração

Representantes dos municípios levantaram demandas previstas para execução dentro dos próximos quatro anos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) está realizando, no auditório de sua sede em Garibaldi, os primeiros encontros do ano das Câmaras Setoriais.

O objetivo é relatar aos presentes sobre as atribuições do Consórcio, as ações desenvolvidas em cada Câmara Setorial, informar sobre o andamento dos projetos que o CISGA está desenvolvendo com os municípios consorciados, os processos licitatórios previstos para 2025 e levantar demandas previstas para execução dentro dos próximos quatro anos.

Na semana passada as reuniões ocorreram com as Câmaras Setoriais da Educação, Segurança, Turismo, Fazenda e Administração.

Os representantes da Câmara Setorial da Educação elencaram uma série de demandas do setor. Ficou definido que deverão priorizar aquelas que considerarem as mais necessárias que serão posteriormente apresentadas na Assembleia Geral dos Prefeitos. Também foi tratado sobre as vantagens da PPP da Educação Infantil.

Na reunião da Câmara Setorial da Segurança foi apresentado um sistema de tecnologia de monitoramento eletrônico já implantado em algumas cidades brasileiras e com bons resultados. Houve depoimentos dos presentes sobre a situação da segurança em seus respectivos municípios.

Foi unânime entre os presentes a necessidade de ampliar os sistemas de segurança, até pelo reduzido efetivo policial em algumas cidades, e que o trabalho seja feito de forma integrada para obter melhores resultados. Também foi sugerido a criação de um Fundo cujos recursos seriam investidos em projetos de segurança eletrônica.

Outro tema que foi tratado foi sobre a realização de um estudo geotécnico aprofundado que aponte as áreas de maior risco de deslizamentos pela região e o que é necessário fazer para evitar desastres naturais como os ocorridos em 2024.

Também foi definida a coordenação da Câmara Setorial da Segurança para 2025

Coordenador (a) – Bento Gonçalves

Vice Coordenador (a) – Guaporé

Secretário (a) – Veranópolis

Na Câmara Setorial do Turismo, a discussão se deu especialmente sobre a necessidade de haver maior divulgação em nível de país e de obter dados regionais mais efetivos sobre o setor, como, por exemplo, o que ele representa economicamente para a região. O intuito é ter dados mais concretos para subsidiar na elaboração de projetos.

Também foi sugerido que ocorra reunião virtual com a região de AMAL, Portugal, visto que eles têm bons projetos e experiência na área do turismo.

Foi informado ainda sobre o andamento do projeto da Rota dos Capitéis, onde o CISGA é o responsável pela instalação das placas de sinalização ao longo do trajeto. Sobre o Roteiro Caminhos de Caravaggio, está se buscando atualização técnica do material de indicação do percurso e implementação do produto de cicloturismo.

A coordenação da Câmara Setorial da Turismo para 2025 ficou assim definida:

Coordenador (a) – Nova Roma do Sul

Vice Coordenador (a) – Flores da Cunha

Secretário (a) – Veranópolis

Outra Câmara Setorial que esteve reunida durante a semana foi a de Administração/Fazenda. Eles trataram, entre outros assuntos, sobre a necessidade de aprimorar os sistemas eletrônicos das prefeituras para agilizar o andamento dos processos.

O Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, informou que está sendo implantado um novo software no CISGA que irá facilitar os processos licitatórios para as prefeituras.

A coordenação da Câmara Setorial da Administração/Fazenda para 2025 ficou assim definida:

Coordenador (a) – Farroupilha

Vice Coordenador (a) – Flores da Cunha

Secretário (a) – Nova Prata

 

Conteúdo Rodapé