O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), que já possui experiências consolidadas na área do Serviço do Inspeção, foi referência para a criação do Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal que representa uma oportunidade de abertura de novos mercados para a produção das agroindústrias instaladas nos 23 municípios que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
No mês de julho passado, o CISGA, através do diretor-executivo, Rudimar Caberlon, participou de encontro em Pelotas para tratar sobre a implantação do Consórcio Regional de Inspeção do Copes.
“O consórcio tem impactado as agroindústrias de forma extremamente positiva, pois através da qualificação permanente dos médicos veterinários e da uniformização de legislação, garante um trabalho mais qualificado e assertivo junto às agroindústrias”, analisa Caberlon. Além disso, com a adesão ao SISBI-POA, o consórcio também permite que as agroindústrias possam, após a supervisão, comercializar produtos em todo o território nacional, ampliando a produção.
Na terça-feira, 03 de dezembro foi lançado o Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal, em reunião na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas. O consórcio é uma iniciativa que permite a federalização dos serviços de inspeção de produtos, o que representa uma oportunidade de abertura de novos mercados para a produção das agroindústrias instaladas nos 23 municípios da Zona Sul do Estado.
Atualmente as agroindústrias só possuem liberação para vender seus produtos dentro dos municípios onde estão estabelecidas, mas a partir da adesão das prefeituras ao Consórcio de Inspeção do COPES ficam liberadas para comercializar em todas as cidades região, o que representa um mercado consumidor estimado em 800 mil pessoas.
Em um segundo momento, com o credenciamento das empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (SISBI) através do Consórcio, as agroindústrias regionais poderão distribuir seus produtos por todo o Brasil.