Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
10/11/2023

Consórcio de municípios de Minas Gerais conhece o Serviço de Inspeção desenvolvido pelo CISGA

Comitiva mineira buscou conhecimento e experiências sobre certificação de agroindústrias de queijo e mel no Selo Arte do MAPA, bem como de agroindústrias de produtos de origem vegetal

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra (CISGA) recebeu nesta semana (05 a 09/11) uma comitiva composta por representantes do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste De Minas (CONVALES).

 

O objetivo da comitiva mineira dos municípios de Arinos, Cabeceira Grande, Bonfinópolis e Iraí, foi buscar conhecimento e experiências sobre certificação de agroindústrias de queijo e mel no Selo Arte do MAPA, bem como de agroindústrias de produtos de origem vegetal.

 

 Em Bento Gonçalves a comitiva da CONVALES visitou agroindústrias produtoras de sucos, vinhos, panificados, geleias e queijo. Também estiveram em Veranópolis e Fagundes Varela.

 

O presidente do CONVALES e prefeito do município de Arinos, Marcílio Almeida, disse que foi uma experiência muito importante conhecer as agroindústrias, a cadeia produtiva do vinho, a produção de queijos e o turismo.

 

“Queremos ampliar o Serviço de Inspeção, fortalecer nossas agroindústrias e essa troca de experiências permite alavancar de forma mais rápida o serviço, aprender com os acertos já que o Consórcio CISGA é referência para outros consórcios que estão começando. Agradecemos aos municípios de Bento Gonçalves, Fagundes Varela e Veranópolis que nos receberam muito bem. Agradecer ao CISGA que disponibilizou o Médico Veterinário Cristiano para acompanhar e explicar todo o processo de fiscalização e parceria que existe para orientar as agroindústrias. Vamos levar esses conhecimentos, essas informações para que nossa fiscalização da área sanitária seja parceira de nossos agricultores familiares e possam nos ajudar a promover o desenvolvimento da região com geração de emprego e renda”.

 

 

A Coordenadora Geral do SIM/Convales, Rosângela Borges Caldeira, também ressaltou a importância da visita a Bento Gonçalves. “Estamos extremamente satisfeitos com o aprendizado e com a recepção por parte de todos. “O Consórcio nos trouxe uma visão de desenvolvimento e trabalho em conjunto que será muito proveitosa para aplicarmos em nossa região onde estamos trabalhando. A metodologia implantada aqui no município para conseguir quebrar as barreiras e possibilitar o registro e certificação dos agricultores pode ser implantada também na nossa região. Nós não trabalhamos com vinho, mas a produção do queijo é forte, e a parte de cachaça também, onde hoje funciona muita cachaçaria de forma irregular. Sabemos que isso é um problema, mas após conhecermos essa realidade de Bento vamos nos organizar para que a gente consiga aplicar isso tudo em Minas Gerais”.

 

Para o analista técnico do Sebrae do Noroeste de Minas, Warley Henrique da Silva, a missão foi organizada com a finalidade de conhecer as experiências do processo de certificação das agroindústrias, tanto de origem vegetal, quanto animal. “A ideia é que possamos levar esse conhecimento para viabilizar outras agroindústrias na nossa região do noroeste do Estado”.

 

O médico veterinário e coordenador do SICISGA, Cristiano Selbach da Silva ressaltou, foi uma troca de experiências interessante e um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo CISGA, visto que Minas Gerais é um estado que tem um número expressivo de consórcios. “Buscaram a experiência e a expertise que nós temos aqui no RS, isso é um reconhecimento enorme que podemos ter em relação ao sucesso do nosso trabalho, pois foi através da indicação do MAPA que eles vieram conhecer nosso trabalho”, afirmou Cristiano.

Conteúdo Rodapé