Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
20/06/2024

Em seu aniversário de 134 anos, Caxias do Sul celebra a solidariedade

Evento na Praça Dante Alighieri será de homenagens e bolo de 300 quilos

Caxias do Sul comemora em 20 de junho, 134 anos de emancipação política. Este ano a comemoração tem um contexto diferente. Recentemente o Rio Grande do Sul foi atingido pela maior tragédia climática da história do país. Vidas foram perdidas, bens e cidades foram arrasados. Por outro lado, uma rede de apoio de doadores e voluntários rapidamente se formou para ir ao encontro dos atingidos, auxiliando das mais diversas formas.

Com o tema “Solidariedade que abraça e constrói caminhos” o aniversário de Caxias do Sul deste ano é um momento de agradecimento aos voluntários que se doaram de alguma forma, sejam eles pessoas físicas ou entidades.

Durante a semana que antecedeu a data de aniversário várias atividades culturais, de saúde e ambiental foram realizadas. O ponto alto da celebração acontece na quinta-feira, 20 de junho, quando, na praça Dante Alighieri, acontece homenagem aos voluntários que trabalharam para ajudar famílias que foram atingidas pelas enchentes e servido o bolo de aproximadamente 300 quilos ao público que comparecer ao evento.

Histórico

A história de Caxias do Sul começa quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada Campo dos Bugres. Esse cenário começou a mudar em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos em busca de um lugar melhor para viver. Dois anos após o início da ocupação, o território recebeu a denominação de Colônia de Caxias.

Ao longo desse tempo, novas levas de imigrantes chegaram. Em 20 de junho de 1890 foi criado o Município, desmembrado de São Sebastião do Caí. O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias. Logo na primeira década do século XX, um marco para o desenvolvimento: no dia 1º de junho de 1910 chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo dia, Caxias foi elevada à categoria de cidade. A denominação atual – Caxias do Sul – viria por meio de decreto, no ano de 1944.

O novo meio de transporte marcou uma nova era para o desenvolvimento do município. Partindo do cultivo da uva e do vinho, chegou ao título de segundo maior polo metalmecânico do Brasil. As indústrias caxienses fabricam desde pequenas peças até ônibus e caminhões. Importância econômica que trouxe reflexos também para os setores de comércio e serviços, que se tornaram referência para toda a Serra Gaúcha.

Emancipação política

Em 20 de junho de 1890 foi criado o Município, desmembrado de São Sebastião do Caí. O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias. Logo na primeira década do século XX, um marco para o desenvolvimento: no dia 1º de junho de 1910 chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Rio Grande do Sul. Caxias do Sul tem mais de 523 mil habitantes.

Origem do nome "Caxias do Sul"

O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias. Militar de carreira, atuou em praticamente todos os conflitos que aconteceram no Brasil no século XIX.

Conhecendo Caxias do Sul

Caxias do Sul possui quase 70 mil empresas, segundo dados da superintendência da Receita Federal de maio de 2020. São empresas de grande e médio porte e o micro empreendedor individual. São empresas que atuam em diversos segmentos, com uma grande diversidade de produtos que variam da colher ao ônibus.

O empreendedorismo é uma característica das pessoas de Caxias do Sul.

As principais características identificadas nos empreendedores são a persistência, comprometimento, eficiência e estar disposto a correr riscos. Estes atributos tornam-se muito importantes para o desenvolvimento que a trouxeram até o momento atual.

Principais atrações turísticas

-  Festa da Uva

- Catedral Diocesana

-  Igreja de São Pelegrino

- Monumento ao Imigrante

- Casa de Pedra

 -  Ana Rech

- Caminhos da Colônia

- Criúva (o lado campeiro de Caxias do Sul)

- Estrada do Imigrante

- La Cittá

- Vale Trentino

Conteúdo Rodapé