O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) através dos médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva, coordenador do SICISGA e Carla Batista do Nascimento, coordenadora do SICISGA, participou neste domingo (31), de evento realizado na Arena Agro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no pavilhão internacional da Expointer no município de Esteio.
Conforme a Médica Veterinária, Carla Batista do Nascimento, o CISGA foi convidado pelo MAPA para tratar sobre a importância e as perspectivas após a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) em função de ser referência no Brasil como um Consórcio que deu certo e por ser o único que pode indicar estabelecimentos em todos os escopos pretendidos.
“Também fomos convidados a falar sobre a nossa experiência, sobre o que estamos fazendo, as atividades que desenvolvemos em 2023 e nossa trajetória até os dias atuais”, destacou a Médica Veterinária Carla Batista do Nascimento.
O evento foi direcionado para profissionais que trabalham na área da inspeção.
O SISBI/POA é o sistema que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção sanitária dos produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.
O CISGA participou do Projeto Piloto do CONSIM e obteve o reconhecimento de equivalência pela Portaria nº 459, de 23 de novembro de 2021, permitindo ao Consórcio atuar nas seguintes áreas: Abatedouro frigorífico, Carnes e derivados, Leite e derivados, Pescado e derivados, Mel e derivados, Ovos e derivados, sendo o único consórcio equivalente em todos os escopos disponíveis no país.