Fagundes Varela celebra 37 anos de emancipação política no dia 08 de dezembro e como presente teve o reconhecimento com o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização. A premiação faz parte do Programa Nacional do Ministério da Educação (MEC), intitulado “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.
A cidade atingiu 98 pontos, da pontuação máxima de 100 pontos nos critérios exigidos pelo MEC.
A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer e valorizar os esforços das Secretarias de Educação com a alfabetização, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro.
A cerimônia oficial de entrega do prêmio ocorrerá em Brasília, em data a ser divulgada.
No dia 08 de dezembro, para comemorar a data especial, acontece show musical na Praça Bella Vista, a partir das 20h.
Histórico
Em fevereiro de 1888, uma leva de famílias de imigrantes italianos avançam pela floresta, da Colônia de Alfredo Chaves, fundada em 1884, e chegam nas terras onde, hoje, está localizada a cidade de Fagundes Varela. Foram também colonizadores do município algumas famílias alemães, polonesas e francesas.
O pequeno povoado, da capela de Santo Antônio de Pádua, fundada em 1891, ficou conhecido como o Cento, por estar localizado no lote rural número cem. Também, o local era conhecido por Segunda de Barro Preto.
Em 12 de junho de 1905, o povoado é elevado à categoria de Distrito de Veranópolis, passando a denominar-se Bella Vista e a partir de 1938, Fagundes Varela, em homenagem ao poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela.
A organização das capelas, bem como, seu desenvolvimento, deve-se muito à presença dos sacerdotes. Em 1913 é criado o Curato. O Padre Ângelo Mônaco, pároco no período de 1923-48, foi uma presença religiosa e social marcante, sendo que, a fama de suas bênçãos, tidas como milagrosas, atraíam fiéis de toda a região.
Emancipação política
A Lei Estadual nº 8.460 de 8 de dezembro de 1987 criou o município de Fagundes Varela e, em 1989, toma posse a primeira Administração Municipal. Fagundes Varela emancipou-se do município de Veranópolis. O município conta atualmente com 2.731 habitantes.
Origem do nome "Fagundes Varela"
Em 12 de junho de 1905, o povoado é elevado à categoria de Distrito de Veranópolis (na época, Alfredo Chaves), passando a denominar-se Bella Vista.
Em 1939, devido ao grande número de localidades que tinham o nome de Bella Vista, foi o mesmo trocado pelo Governo da época, pela denominação de 'Fagundes Varela', em homenagem ao grande poeta brasileiro Luiz Nicolau de Fagundes Varela, o poeta da natureza.
Conhecendo Fagundes Varella
A base econômica do município é a produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais e o promissor setor industrial, comercial e serviços fortalecem estas divisas. Na produção primária, destaca-se os seguintes produtos: frangos, suínos, leite, milho, uva, soja e bovinos. No setor industrial, predomina o polimento de metais e a produção de materiais para polimento.
Atrações turísticas
- Campanário
- Caramanchão
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes
- Jazigo Pe. Ângelo Mônaco
- Parque Bem-Te-Vi
- Piazza Città di Cáneva
- Praça 8 de Dezembro
- Praça Bella Vista