O aniversário de 90 anos de emancipação política de Farroupilha ocorre no dia 11 de dezembro, mas para celebrar a data o município preparou uma série de atrações para a comunidade farroupilhense.
Na sexta-feira, 06 de dezembro ocorreu o Vivere – Edição Especial de Natal no Calçadão da Júlio de Castilhos, no sábado, 7 de dezembro, aconteceu a chegada do Papai Noel no Largo Carlos Fetter.
No domingo, dia 08 de dezembro aconteceu a festa de aniversário de 90 anos também no Largo Carlos Fetter, com atrações musicais e distribuição do bolo de aniversário para a comunidade.
Histórico as atrações da programação
Farroupilha é considerada o “Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul”. As primeiras famílias de imigrantes chegaram na localidade que denominaram Nova Milano, em maio de 1875, vindas da província de Milão, norte da Itália.
As primeiras famílias foram as de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que encontraram terras praticamente inexploradas da região, com grande quantidade de matas virgens, e um índio semicivilizado conhecido como Luís Bugre, que serviu de guia a eles.
Entre 1885 e 1886, na Colônia Particular Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, Luis Antônio Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos trentinos e trevisanos. A localidade (atualmente bairro Nova Vicenza) ficava a 8 km de Nova Milano.
Os primeiros moradores da área teriam sido imigrantes italianos vicentinos, que já estavam assentados na Colônia Conde D’Eu (atual Garibaldi). Sentindo as potencialidades de desenvolvimento, venderam o que possuíam e instalaram-se na nova localidade.
Como o local era distante de Caxias do Sul e da Colônia Dona Isabel (atual Bento Gonçalves), os imigrantes tiveram de criar condições de sobrevivência. Foi assim que surgiram os primeiros artesãos, a casa de comércio, a igreja e o ferreiro. O núcleo prosperou com rapidez e logo a comunidade conseguiu um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos.
Ao mesmo tempo Nova Milano também progredia. Já tinha cartório, padre, igreja, subintendente e grande atividade agrícola. Em 1902, passou a ser 3º distrito de Caxias do Sul.
Em junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro – Caxias do Sul. A linha férrea passava entre as duas localidades (Nova Milano e Nova Vicenza). A estação de trem, denominada Nova Vicenza, e o armazém da ferrovia foram construídos onde hoje é área central de Farroupilha e consequentemente, um novo núcleo habitacional começou a surgir.
Em 1911, surgiu a estrada estadual Júlio de Castilhos, que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, pela estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original e seguia até Antônio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano e esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a primeira Nova Vicenza.
Seis anos depois, Nova Milano passou a fazer parte de Nova Vicenza e em 1927 foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul. Com o progresso econômico da nova região foi inevitável que surgisse um movimento de emancipação. Desta forma, em 1934, uma comitiva de 35 pessoas, lideradas por Ângelo Antonello entregou uma petição ao então interventor federal no estado José Antônio Flores da Cunha.
Emancipação política
O município de Farroupilha foi criado em 11 dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro. Farroupilha conta com mais de 71 mil habitantes.
Origem do nome "Farroupilha"
O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte
Conhecendo Farroupilha
Farroupilha destaca-se pela economia diversificada, sendo a indústria a maior responsável pelo crescimento, na qual o setor metal mecânico é um dos expoentes, seguido pelo segmento de embalagens. Os comércios atacadistas e varejistas também contribuem significativamente, seguido pela agricultura e serviços.
Farroupilha também é conhecida por ser o “Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, Capital Nacional da Malha, Capital Nacional do Moscatel e Capital Nacional do Kiwi.
Principais atrações turísticas:
- Salto Ventoso
- Vinícola Perini
- Santuário N S do Caravaggio
- Parque dos Pinheiros
- Cave Antiga
- Parque da Imigração Italiana
- Museu Casa de Pedra
- Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
- Museu Municipal Casal Moschetti