O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) segue debatendo sobre o projeto de estruturação da concessão dos serviços de coleta, tratamento, transbordo, reciclagem e destinação de resíduos sólidos urbanos.
Nesta semana o grupo técnico que está tratando sobre o tema esteve reunido de forma presencial e on-line para mais uma rodada de análises e apontamentos das condicionantes que irão nortear a modelagem do projeto.
Novas rodadas para tratativas estão previstas para acontecer no decorrer do ano.
O CISGA e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), assinaram contrato para a estruturação de parceria público-privada (PPP) para destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
O projeto liderado pelo CISGA atende uma população de aproximadamente um milhão de habitantes abrangendo 26 municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores.