Divididas em grupos temáticos, a delegação brasileira do InovaJuntos que esteve em Portugal formado por prefeitos e representantes de consórcios municipais brasileiros, o Grupo 2 esteve em Lisboa para saber mais informações sobre projetos locais, ocasião em que visitou o FabLab, espaço de fabricação digital e prototipagem e que faz parte de uma rede global de laboratórios locais que fomentam o espírito da inovação e criatividade por meio de ferramentas de fabricação digital.
Os visitantes conheceram a iniciativa que pretende transformar ideias em realidade e permitir a criação de novos produtos, que possam ser convertidos em emprego e em riqueza gerada em nível local e nacional. Também conheceram o Centro de Inovação (CIM) da Mouraria, que oferece um conjunto de atividades gratuitas ao público e pretende fortalecer o desenvolvimento da economia criativa local.
Em seguida, os brasileiros estiveram na Cozinha Popular da Mouraria, associação sem fins lucrativos que visa a envolver o bairro e seus visitantes no multiculturalismo, também conhecido como espaço destinado ao aprendizado e compartilhamento de preparo e consumo dos alimentos. Os participantes da missão puderam desfrutar da culinária local e conhecer o espaço do bairro.
A Câmara Municipal de Lisboa também fez parte do roteiro. Na ocasião, a comitiva brasileira foi recepcionada pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas, e recebeu informações sobre o Conselho de Cidadãos, iniciativa do próprio Legislativo que promove uma nova forma de participação cívica e de governação da cidade. O projeto está acessível a residentes, estudantes e trabalhadores do Município Uma das ações é realizar pelo menos uma sessão por ano e ter como foco a cidadania e fortalecer o envolvimento ativo dos cidadãos.
O Grupo 2 foi ao Município de Covilhã para dar início às atividades junto aos representantes dos Agrupamentos de Baldios da Estrela Sul. A equipe conversou com os anfitriões, dentre eles, o vice – presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando dos Reis; e pelos presidentes dos Baldios da Freguesia de Verdelhos, David Martins; e da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas.
Em seguida, a equipe brasileira fez visitas técnicas às Freguesias da Erada, Verdelhos e Cortes de Meio para conhecer os baldios, terras comunitárias previstas na constituição portuguesa geridos pelas comunidades locais. Os Baldios participam do InovaJuntos e apresentam a prática aos Municípios brasileiros que ao longo da visita se dedicaram a entender o funcionamento dos agrupamentos. A agenda do dia foi finalizada com o jantar no Forno Comunitário de Verdelhos.
O dia seguinte foi dedicado à visita à Câmara Municipal de Covilhã. O momento contou com uma sessão solene conduzida pelo vice-presidente da Câmara e apresentação dos Baldios. Ainda foram trocadas lembranças entre as equipes brasileiras e portuguesas. O dia foi encerrado com uma visita ao ponto mais alto de Portugal, a Serra da Estrela, que também faz parte dos Baldios.
O Grupo 2 chegou ao Município de Coimbra e foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga. A equipe também participou de atividades e dinâmicas de apresentação no Colégio da Garça da Universidade de Coimbra. Na ocasião, o vereador Miguel Fonseca e sua equipe deram início às atividades com a prática de Inovação e Smart Cities. Ainda fez parte a apresentação do Coimbra City Lab, que é um apoio a projetos e protótipos inovadores em desenvolvimento no Município como forma de apoiar o tecido empresarial.
Os representantes também apresentaram o programa Municipal de alterações climáticas. As boas práticas servem de apoio aos acordos de cooperação a serem formados no final da missão técnica. Na dinâmica, representantes de Lisboa também apresentaram sua prática de Orçamento Participativo.
O Grupo 2 é formado pelos Municípios brasileiros de Tarumã (SP), Igarapava (SP), Itabirito (MG) e Taquaritinga do Norte (PE). Também são membros o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). Pela parte portuguesa, participam os Municípios de Lisboa e Coimbra e os Baldios da Estrela Sul.