O Projeto InovaJuntos está reunindo nesta semana, de 23 a 27 de outubro na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, os membros do grupo para nivelamento das ações e debates sobre os próximos passos do projeto.
O Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, está representando os municípios do Consórcio durante a capacitação promovida pelo Projeto InovaJuntos, acordo de cooperação internacional entre Brasil e Portugal em que o CISGA faz parte.
O evento conta também com a presença de representantes de alguns países da América Latina como Bolívia, Argentina, Uruguai e Colômbia.
Nesta terça-feira (24) Caberlon também participou de reuniões com municípios de Portugal e Bolívia para definição de termos de cooperação com foco nas mudanças climáticas e compras compartilhadas.
Os trabalhos iniciaram na segunda-feira (23) onde foram apresentados, resumidamente, alguns pontos do projeto até o momento e como ele tem impactado positivamente os Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos. O Inovajuntos é um projeto internacional executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia (UE).
A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski, falou que acompanha de perto os trabalhos do projeto e destacou como o InovaJuntos tem aprimorado a gestão nos Municípios que fazem parte do grupo. “Essa capacitação representa o início do último ano do projeto, e é o primeiro encontro onde estão reunidos todos os representantes dos Municípios e consórcios públicos que fazem parte do InovaJuntos. Vocês já vêm cooperando visando à superação dos desafios impostos no dia a dia da gestão, fazendo uso da inovação como ferramenta aliada no pensar dessas soluções, e durante essa semana vão poder se aprofundar e renovar a criatividade”, disse Tania Ziulkoski.
A abertura do evento na segunda-feira, (23), contou com as presenças dos coordenadores do projeto no Brasil, Maurício Zanin, e em Portugal, Giovanni Allegretti, do ministro-chefe da Delegação Adjunta da União Europeia, Jean-Pierre Bou, do cônsul de Portugal, Pedro Telles Ferreira, e de diversos prefeitos que integram o InovaJuntos.