O município de Nova Roma do Sul está completando no dia 30 de novembro, 36 anos de emancipação política. Neste ano em função dos grandes prejuízos causados pelo
tempo a prefeitura irá realizar apenas a apresentação dos trajes das soberanas da cidade e atrações culturais no próximo domingo.
Em vista das dificuldades enfrentadas pela comunidade nos últimos meses, a Prefeitura de Nova Roma do Sul e a direção da Festa La Prima Vendemmia, decidiram suspender a edição de 2024, originalmente programada para o último final de semana de Janeiro e o primeiro de Fevereiro do próximo ano.
Histórico
Cercado pelos Rios das Antas e da Prata, com vales profundos, as terras de Nova Roma, passaram a ser colonizadas a partir de 1880 por imigrantes poloneses, suecos e russos. Em 1888 iniciou a vinda de italianos que em alguns anos passaram a formar a maioria da população.
O território do atual município de Nova Roma do Sul pertenceu ao município de Antônio Prado durante mais de um século. A comissão de colonização dividiu-o em oito linhas onde se estruturaram 14 comunidades, cada qual com sua capela. Castro Alves foi a primeira e durante algum tempo parecia tornar-se a sede das oito linhas. Mas o povoado de Nova Treviso, na Linha Blessmann, passou a ser a nova sede, a partir de 1894, originando, com isso, inúmeras rivalidades entre os dois povoados.
Em 06 de janeiro de 1899, o padre Alexandre Pelegrini, com autorização do governo, estabeleceu-se entre Castro Alves e Nova Treviso, na Linha Carlos Leopoldo, dando início ao povoado de Nova Roma, em homenagem a capital da Itália, Roma. Em alguns anos o pequeno povoado tornou-se vila e em 19 de janeiro de 1923 passou a ser segundo distrito de Antônio Prado.
Durante a segunda guerra mundial, por questões políticas, vila de Nova Roma passou a ser denominada de vila de Guararapes, e retornando ao antigo nome de vila de Nova Roma logo após a fim do evento bélico.
Emancipação política
Após várias tentativas, já a partir de 1960, Nova Roma conseguiu sua emancipação política em 30 de novembro de 1987. O município conta atualmente com 3.689 habitantes.
Origem do nome "Nova Roma do Sul"
O nome Nova Roma, é em homenagem a capital da Itália, Roma.
Conhecendo Nova Roma do Sul
Nova Roma do Sul tem uma economia diversificada onde o PIB do município da cidade advém em suja maior parte da indústria, na sequência aparecem as participações da agropecuária, dos serviços e da administração pública.
Principais atrações turísticas:
- Eco Parque Cia Aventura
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes
- Capela São José
- Ponte de Ferro
- Trilha Cachoeirão
- Museu Peliciolli
- Usina Hidrelétrica Castro Alves