O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através Coordenadores do SICISGA, médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva e Carla Nascimento, esteve em Garibaldi fazendo supervisão ao Serviço de Inspeção Municipal e a um estabelecimento de produtos cárneos. Tanto o município como o estabelecimento buscam a adesão ao SISBI.
O esforço do SICISGA para adequação dos Serviços de Inspeção Municipais e estabelecimentos ao preconizado pelo CISGA vem de encontro com a necessidade de os estabelecimentos expandirem seus mercados consumidores. A viabilização de tal prerrogativa se dá através de diversos fatores e do trabalho em conjunto entre a padronização da Fiscalização (SIM), dos procedimentos do Fiscal, da vontade do proprietário, bem como da dedicação do Responsável Técnico.
A médica veterinária, Carla Batista do Nascimento, informou que tanto o SIM municipal como o estabelecimento estão de acordo com as normas sanitárias e higiênicas. “O próximo passo, para finalizar o processo de adesão, será a aprovação junto ao grupo consultivo técnico de médicos veterinários dos municípios pertencentes ao CISGA que já contam com o SISBI”, informou.
A Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Garibaldi, médica veterinária, Camile Milan, considerou que tanto o trabalho do, SIM, como a Unidade de Beneficiamento de carne e produtos cárneos com foco em produtos de longa maturação como presunto cru e Guanciale (iguaria italiana, preparado com as bochechas do porco) tiveram avaliação positiva.
“A expectativa, agora, é que o grupo consultivo técnico de médicos veterinários aprove o relatório produzido, concedendo o SISBI para o município e para o empreendimento”, disse Camile.
Para a adesão ao SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Municipal deve comprovar a eficiência da inspeção industrial e sanitária dos estabelecimentos fabricantes de produtos de origem animal e demonstrar a equivalência dos procedimentos com a inspeção federal (SIF). Já o estabelecimento indicado deve cumprir todos os requisitos higiênicos e sanitários relativos à estrutura das instalações, programa de boas práticas de fabricação e programa de autocontroles, indispensáveis para a garantia da fabricação de produtos inócuos e seguros ao consumidor.
SISBI permite que produtos fabricados nas agroindústrias locais possam ser comercializados em todo o Brasil.