Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
02/12/2024

Municípios do CISGA são destaque no índice de educação do RS

Carlos Barbosa e Santa Tereza ficaram entre as 40 primeiras cidades no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) divulgou os resultados referentes ao ano de 2023, nos quais Carlos Barbosa e Santa Tereza, pertencentes ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (CISGA) se destacaram entre os 497 municípios gaúchos avaliados.

Carlos Barbosa conquistou a 17ª posição com 80,4483 pontos; e Santa Tereza a 37ª  com 77,2144 pontos no ranking.

O SAERS avalia o desempenho dos estudantes da rede pública estadual e das redes públicas municipais do Rio Grande do Sul nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo todos os 497 municípios do estado, distribuídos nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As principais ferramentas de análise incluem testes cognitivos em Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais, que coletam dados sobre o perfil das escolas, diretores, professores e estudantes.

Os exames são aplicados aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O desempenho obtido nesses testes, combinado com o índice anual de aprovação, contribui diretamente para a classificação dos municípios.

Para a Prefeitura de Santa Tereza, excelente trabalho pedagógico desenvolvido por todos os professores e equipes gestoras das escolas municipal e estadual. Os investimentos feitos em infraestrutura, projetos pedagógicos diversificados, aperfeiçoamento continuado dos profissionais da educação, aquisição do Sistema de Ensino Aprende Brasil pela rede municipal, entre outras ações, contribuíram para alcançar o resultado.

Já para o município de Carlos Barbosa, o desempenho dos alunos relaciona-se diretamente com o envolvimento e apoio das famílias, corpo docente qualificado, ambiente da escola, alimentação, transporte escolar gratuito, reforço escolar e as atividades curriculares que são pensadas para o desenvolvimento cognitivo de cada aluno.

O que é o SAERS?

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul foi criado em 2005, porém começou a ser aplicado na rede de ensino municipal de Carlos Barbosa em 2022. A avaliação é realizada ao final do ano letivo e abrange escolas públicas estaduais e municipais, tanto urbanas quanto rurais.

Em 2024, os testes do SAERS ocorrem desde o dia 25 de novembro, e seguem até 6 de dezembro em todos os municípios do Estado. As provas são aplicadas por avaliadores externos.

Os resultados do SAERS também influenciam na distribuição do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) entre os municípios. Com os dados da avaliação, é criado um indicador de qualidade educacional que define o percentual de repasse do imposto.

 

Conteúdo Rodapé