O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra Gaúcha, (CISGA), através de seu presidente e prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, participou nesta quinta-feira (09) de reunião de prefeitos da região, realizada no salão da Comunidade de Faria Lemos, Bento Gonçalves.
O objetivo foi unificar esforços e buscar ações regionais após os eventos climáticos que causaram deslizamentos, enchentes e destruição na Serra Gaúcha.
Foram definidas ações prioritárias como: estudos geológicos para prevenir novos possíveis desmoronamentos, equipamentos para região como helicópteros, barcos e jipes, além de um centro regional de desastres. Uma frente de trabalho será criada nos próximos dias para dar continuidade à ação.
A reunião contou com a presença dos prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, Prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, Prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dalle, Prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, o de Garibaldi, Sérgio Chesini, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris e representante da prefeitura de Farroupilha.
O Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou que “a unificação de esforços neste momento é muito importante para elencar ações que possam auxiliar todos os municípios que sofreram com as catástrofes climáticas”.
Representando Caxias do Sul, a vice-prefeita Paula Ioris, destacou a importância de se investir futuramente em um plano de prevenção na região. “Também precisamos investir em prevenção. Nós temos que olhar as encostas. Precisamos fazer o desassoreamento dos rios. Todos temos que nos ater à prevenção. É necessário que a gente se prepare”, ressaltou.