O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, esteve em Brasília nesta quarta-feira (21) juntamente com uma comitiva de lideranças políticas e da área da saúde da região da Serra onde foram cumpridas agendas em gabinetes de Deputados Federais e Senadores e no Ministério da Saúde.
A pauta principal foi sobre os 118 novos leitos do Hospital Geral, recentemente entregues para a comunidade, porém, ainda necessitando de recursos para o seu custeio. A estimativa é que sejam necessários cerca de R$ 7 milhões mensais. O objetivo é que os leitos sejam habilitados e recebam os recursos necessários para que possam ser disponibilizados para a comunidade regional.
Fabiano Feltrin considerou bastante satisfatório resultado da missão e considera que a questão dos recursos para os novos leitos ficou bem encaminhada. “É uma questão urgente porque temos a chegada do inverno rigoroso e o aumento da ocupação dos hospitais”, salientou o presidente do CISGA.
No Ministério da Saúde a comitiva da Serra Gaúcha recebeu uma boa notícia. Eles foram recebidos pelo chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares, Francisco José D´Angelo Pinto. Ele se ausentou em um momento da reunião para conversar com a Ministra Nísia Trindade e o Secretário de Atenção Especializada Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Quando retornou, disse que os recursos para a habilitação estão perto de serem concretizados.
"Helvécio me autorizou a falar aqui com vocês que o pleito de Caxias do Sul está bem encaminhado e prestes a ser resolvido. Ele não me permitiu informar valores, mas é muito próximo do que está sendo pleiteado aí.”
É importante ressaltar que o Hospital Geral é referência para uma série de serviços e especialidades para 49 municípios da Serra Gaúcha.
Fabiano Feltrin, destacou que além dos recursos para os novos leitos do HG, os representantes da região trataram sobre a atualização da tabela MAC de Financiamento da Média e Alta Complexidades, uma vez que sua defasagem acaba trazendo grandes prejuízos para as instituições de saúde e para as prefeituras.
A comitiva ainda participou da reunião da bancada gaúcha no Congresso, que se comprometeu a fazer um documento coletivo apoiando o pleito dos leitos do hospital.