O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, participou nesta semana da feira Smart City Summit & Expo, em Taiwan, juntamente com uma comitiva de prefeitos, empresários, associações e entidades da Serra Gaúcha.
A viagem teve o objetivo de buscar novidades para a região, sobretudo na tecnologia.
Fabiano Feltrin, participou de conferência onde destacou as potencialidades da Região da Serra Gaúcha e ainda as oportunidades de negócios entre as regiões. Programas e acordos de colaboração foram assinados para parcerias entre as empresas e investidores. O documento abrange apoio dos poderes públicos constituídos e as potenciais parcerias estratégicas.
O presidente do Cisga, também abordou sobre o alinhamento do desenvolvimento sustentável, que traduz o pacto global firmado entre 193 países, ao qual o Brasil está entre eles.
Feltrin salienta que a Serra Gaúcha tem trabalhado com a Tríplice Hélice que é formada pelas Universidades, Sociedade Civil Organizada e as prefeituras.
“Temos feito missões técnicas, estivemos com o Governo Federal, com o Governo do Estado e agora a missão técnica a Taiwan que tem por objetivo estabelecer parcerias, relacionamentos comerciais com empresas de software, hardware, de tecnologia, de inovação para que se possa levar tecnologia e competitividade para nossas empresas da Serra Gaúcha e também temos a questão das smart city que são as cidades inteligentes”, destacou.
Fabiano Feltrin lembra que as cidades de Taipei e Kaohsiung são reconhecidas mundialmente como cidades inteligentes. E têm dentro de sua linha de gestão a questão tecnológica.
“Todos os processos são digitais e com aplicativos, desde a saúde onde o monitoramento se faz por processos tecnológicos, da educação, onde não existem mais os chamados ‘quadros negros’, da água, onde se detecta digitalmente qualquer vazamento, os sistemas de segurança e mobilidade urbana, com transportes elétricos, na agricultura, nas edificações sustentáveis, tudo pensado na sustentabilidade. Isso tudo é uma realidade e poderá ser levado para a Serra Gaúcha e nos tornamos uma referência em smart cities para o Brasil”, afirmou o presidente do CISGA.