Melhorar a cadeia produtiva dos produtos que são marca registrada da Serra Gaúcha, principalmente os produzidos pelas agroindústrias familiares, está entre os objetivos do Consórcio Intermunicipal Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
Com o tema “Desafios na Implantação do Serviço de Inspeção Municipal para prefeituras e Agroindústrias” o Presidente da entidade e Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, participou do painel “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae, durante a Mercopar, nesta quarta-feira, 18 de outubro, em Caxias do Sul.
Com a presença do Diretor do Sebrae, André Vanoni de Godoy, da Gerente de Políticas Públicas, Janaína Zago Medeiros, prefeitos, secretários e empresários locais, Feltrin apresentou dados referentes aos 26 municípios integrantes do CISGA.
Entre eles, a adesão dos municípios ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que possibilitou, por exemplo, a criação do Selo Arte e Selo Queijo Artesanal, além da atuação dos médicos veterinários nos municípios do CISGA.
Como perspectiva para o próximo ano, Fabiano disse que o Consórcio planeja a participação no projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Riograndense, campus Lajeado, para a determinação do perfil dos queijos coloniais a partir de análises metagênomica, compostos voláteis, sensoriais e estatísticas.