Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
08/09/2023

Presidente do CISGA participa de encontro de prefeitos da Amesne com Governador Eduardo Leite

O objetivo foi unir esforços para a reconstrução da região, após a enchente que atingiu as cidades, no início desta semana

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, esteve na manhã desta sexta-feira, 08 de setembro, participando de um encontro que reuniu os prefeitos das cidades que compõe a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em Bento Gonçalves.

O objetivo do encontro foi unir esforços das Prefeituras para a reconstrução da região, após a enchente que atingiu as cidades, no início desta semana.

A reunião ainda contou com a presença da Defesa Civil e outras forças de segurança, como a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, que trabalham, desde o começo da semana, no auxílio às cidades afetadas pelas chuvas que atingiram o Estado.

Os prefeitos puderam explanar a situação de suas cidades ao Governador e o pedido de ajuda na reconstrução de, por exemplo, a ponte de ferro que ligava Farroupilha a Nova Roma do Sul, que foi levada pela enxurrada do Rio das Antas.

O Governador destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Estamos com todo o Governo dirigido para a superação deste desafio, dirigido a estas regiões que foram atingidas. Passado esse momento de salvamento e resgate, agora vem o momento da assistência humanitária com a limpeza e para trazer alguma normalidade para as cidades atingidas".

Eduardo Leite também destacou que serão liberados recursos para à saúde, para assistência das famílias em vulnerabilidade e apoio aos Municípios. "Vamos reconstruir mais rápido do que as pessoas imaginam, essa é a missão", ressaltou o Governador.

De acordo com dados iniciais do Estado, cerca de R$ 100 milhões terão que ser investidos na reconstrução de estradas e pontes. "Estamos trabalhando para verificar as demandas mais graves e começar a buscar reconstruir as estruturas. Buscando estruturas que sejam mais rápidas de serem construídas e assim auxiliar os Municípios", ressaltou o diretor do Daer, Luciano Faustino

Em sua fala, Feltrin destacou o engajamento das comunidades da Serra no recolhimento de donativos e no envio destes para as cidades afetadas, além da busca por voluntários dispostos a ajuda. Ele ainda ressaltou a importância da participação do Executivo Estadual na restruturação das cidades.

Conteúdo Rodapé