O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), participou de reunião remota nesta segunda-feira (22) onde foi apresentado a Secretaria estadual do meio Ambiente o projeto RS UP Rotas Tecnológicas para Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao Governo do Estado.
A primeira fase do estudo foi apresentada para a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann. Também participaram da reunião o Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, o promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPRS, Daniel Martini, o Técnico em Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia Ambiental, Valmir Zanatta, o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon e a Presidente do Corede Serra Mônica Mattia.
A iniciativa do projeto é do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Os estudos do projeto, que contempla três fases, foram apresentados pelo Prof. Dr. Marcelo Godinho (Lebio-UCS), Prof Dr. Lademir Beal (Latam-UCS) e Prof. Dr. Gabriel Pauletti (Fazenda Escola UCS).
Eles explicaram que na fase I, que foi apresentada na reunião, houve a caracterização dos RSUs gerados pelos municípios integrantes do projeto, ensaios em escala de laboratório das técnicas propostas no projeto e ensaios em escala piloto de ambas as técnicas. A fase I compreendeu um ano de projeto e foi executada nos laboratórios da UCS (Lebio, Latam e Fazenda Escola);
Na fase II está prevista a instalação e operação de uma unidade teste, com o objetivo de atender a legislação ambiental da Fepam-RS e validar os resultados obtidos na fase I do projeto. (A Licença Prévia para instalação da unidade teste no Aterro Sanitário Rincão das Flores, interior de Caxias do Sul está em análise na Fepam);
Na fase III está prevista a instalação de uma unidade regional (em escala industrial) de geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs.
Em 2019, o Cisga, o Corede Serra e a Amesne iniciaram uma discussão para encontrar alternativas para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios. As entidades convidaram a UCS para contribuir do ponto de vista científico e tecnológico na concepção e execução de um projeto estruturante e sustentável para a destinação final dos RSUs dos municípios da região.