O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou no dia 24 de abril reunião online com as assessorias de comunicação dos 26 municípios que fazem parte do Consórcio.
O objetivo da reunião foi apresentar ao grupo de comunicação a estruturação do Projeto de Concessão de Coleta, Transbordo, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos.
Na oportunidade, Lucas Benvenuto, da Benvenuto Engenharia, consultoria contratada pela Caixa, apresentou os objetivos gerais do projeto, bem como o cronograma que está em andamento. Ele informou que, no momento, está sendo executada a etapa 1 que compreende o diagnóstico e modelagem da proposta de concessão.
O projeto é composto em quatro etapas:
1 – Diagnósticos e modelagens
2 – Estruturação do projeto
3 – Audiência e consulta pública
4 – Contratação
Benvenuto tratou também sobre os desafios da gestão e benefícios do projeto, além das possibilidades das rotas tecnológicas para o tratamento do Resíduo Sólido Urbano.
Beatriz Ivo, consultora de comunicação do CRMI, consórcio responsável pela estruturação da concessão dos serviços de RSU, falou aos presentes sobre o Plano de Comunicação do projeto, destacando a importância das assessorias das prefeituras no sentido de que sejam os porta-vozes do Projeto de RSU.
Beatriz também explicou sobre a diferença conceitual entre concessão e privatização, vantagens da gestão consorciada de RSU, modelo de comunicação, fluxo de produção de conteúdo e gestão de crises.
O CISGA é constituído por 26 municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.