As questões ambientais pautam as discussões nos municípios pelo país afora. Uma das pautas, onde as prefeituras têm se debruçado na busca de soluções para reduzir o passivo ambiental existente, é com relação ao manejo de resíduos sólidos urbanos.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (CISGA), através do Presidente e Prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, acompanhado pelos Secretários Municipais do Meio Ambiente de Farroupilha Nestor Zanonato Filho e de Carlos Barbosa, Itacir Rossi e pelo Diretor-Executivo, Rudimar Caberlon, participou na semana passada em Santa Maria de reunião que tratou sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos.
Além do CISGA, o encontro também contou com a participação dos presidentes consórcios Pró Sinos, Volmir Rodrigues e do CIRC, Jocelvio Cardoso. O objetivo foi debater sobre a evolução de seus projetos de estruturação da concessão dos resíduos sólidos urbanos.
Os presentes relataram suas experiências e apreensões e compartilharam soluções já alcançadas, concluindo que a proximidade entre os consórcios traz grandes benefícios para aprimorar os projetos de cada um.
O presidente do CISGA, Hadair Ferrari, disse a resolução da questão envolvendo os resíduos sólidos é de interesse de todos os municípios e precisa ser resolvido.
“É um serviço que precisa avançar, melhorar o atendimento à população e dar uma destinação final correta”, salientou o Presidente do CISGA.
Ferrari adiantou que uma nova reunião entre os Consórcios deve ocorrer brevemente, com a participação dos novos gestores municipais, para seguir buscando de forma coletiva as melhores soluções para essa demanda.