O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) recebeu nos dias 18 e 19 de novembro para uma visita técnica as médicas veterinárias do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CIRC) com sede em Santa Maria, Letícia Rossi, Coordenadora de Inspeção, e Michele Trindade.
Elas foram recebidas em Bento Gonçalves pelo coordenador do SICISGA, Médico Veterinário, Cristiano Selbach da Silva. Elas tiveram a oportunidade de conhecer como são organizados o CISGA e o Serviço de Inspeção. Durante os dois dias que estiveram na região elas realizaram visitas aos locais de inspeção, revisando e comparando a normatização das regras do Consórcio a serem também implementadas no CIRC. A visita se deu através da indicação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O CISGA é reconhecido pelo MAPA como referência no Brasil como um Consórcio que deu certo e por ser o único que pode indicar estabelecimentos em todos os escopos pretendidos (Abatedouro frigorífico, Carnes e derivados, Leite e derivados, Pescado e derivados, Mel e derivados, Ovos e derivados).
O CIRC está participando da Terceira Edição do ConSIM3, coordenado pelo MAPA, tendo por objetivo orientar tecnicamente os representantes de agroindústrias, médicos-veterinários, responsáveis técnicos, gestores municipais e equipes dos serviços de inspeção sobre os requisitos técnicos e normas de segurança exigidos para que as empresas se adéquem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), sendo que o CISGA, já participou do CONSIM2, então já detém a experiência e expertise no Projeto.
Letícia Rossi destacou que as informações e troca de experiências foram de grande valia para o CIRC haja vista que o cumprimento com todos os requisitos do Projeto ConSIM3 para adesão ao SISBI -POA é de suma importância e nada mais justo que trocar ideias com quem tem expertise no tema.