O Serviço de Inspeção Municipal, órgão responsável pela fiscalização da fabricação de produtos de origem animal no município de Garibaldi, juntamente a unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos Butelli Charcutaria, conquistou a indicação ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA.
Sistema que permite que produtos fabricados nas agroindústrias locais possam ser comercializados em todo o Brasil.
O processo de adesão ao SISBI foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), por intermédio do Serviço de Inspeção do CISGA (SICISGA).
Na reunião do Conselho dos Médicos Veterinários do SICISGA, integrantes ao SISBI, foram apresentados os relatórios de supervisão SIM e do estabelecimento pelos coordenadores Carla Nascimento e Cristiano Selbach, que realizaram auditoria, no dia 25 de julho de 2024.
Após parecer unânime dos médicos veterinários foi elaborado um ofício do CISGA para comunicação oficial da adesão do SIM de Garibaldi e da Butelli Charcutaria.
O sócio-diretor da Butelli Charcutaria, Rafael Butelli Lunelli, disse estar muito satisfeito com todo o processo que levou a conquista do SISBI. Ele salientou todo o suporte e orientação recebidos do CISGA através dos coordenadores do SICISGA, médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva e Carla Nascimento, bem como da Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Garibaldi, médica veterinária, Camile Milan.
“Desde o início projetamos a fábrica já pensando no SISBI porque sabemos que tendo carimbo do SISBI nos nossos produtos o consumidor vai poder ficar tranquilo e terá a certeza de que o nosso produto tem total segurança alimentar, visto que por trás disso tudo tem muita bagagem, muito investimento, muita dedicação e qualidade nos processos e controles de fabricação”.
Rafael, salientou que a expectativa, a partir de agora, é ampliar a comercialização para mercados como dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e em Brasília (DF).
“A gente está muito otimista e espera ter um futuro promissor. Foi uma conquista muito grande para nós, deu bastante trabalho, a gente se dedicou bastante, mas o resultado final compensou”, finalizou Rafael.
Para a Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Garibaldi, médica veterinária, Camile Milan, a conquista da adesão ao SISBI comprova a capacidade e a eficiência do serviço de inspeção e de um trabalho de anos que vem sendo feito no Serviço de Inspeção com o intuito de padronizar e fortalecer as agroindústrias locais.
“Com a adesão ao SISBI nós conseguimos essa padronização das atividades e de um controle maior de qualidade higiênico sanitária, além de que, isso faz com que mais estabelecimentos se sintam atraídos para o Serviço de Inspeção Municipal tendo em vista que eles podem ampliar os mercados para todo Brasil, e com essa ampliação acaba quebrando barreiras e favorecendo que as agroindústrias, que consigam atingir esse selo, possam aumentar sua produção, divulgar o seu produto nacionalmente e ter até o aquecimento econômico que valoriza os cuidados que nós temos com os produtos de origem animal”, frisou Camile.
Para a adesão ao SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Municipal deve comprovar a eficiência da inspeção industrial e sanitária dos estabelecimentos fabricantes de produtos de origem animal e demonstrar a equivalência dos procedimentos com a inspeção federal (SIF). Já o estabelecimento indicado deve cumprir todos os requisitos higiênicos e sanitários relativos à estrutura das instalações, programa de boas práticas de fabricação e programa de autocontroles, indispensáveis para a garantia da fabricação de produtos inócuos e seguros ao consumidor.
Atualmente os municípios aderidos ao SISBI-POA, via consórcio, são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Garibaldi, Guaporé, São Marcos e Veranópolis.